NegóciosIndústria

Irani é classificada no Rating A da Pesquisa Humanizadas

Irani é classificada no Rating A da Pesquisa Humanizadas

Levantamento reconhece as boas práticas desenvolvidas pela empresa no mundo corporativo e destaca a qualidade nas relações com seus múltiplos stakeholders

Irani Papel e Embalagem S.A., uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, foi reconhecida pela primeira vez pela Pesquisa Humanizadas como uma das empresas de alto nível de qualidade nas relações com seus múltiplos stakeholders.

O levantamento que está em sua terceira edição, foi conduzido pela startup de impacto Humanizadas. Ao todo mais de 300 organizações foram avaliadas e classificadas em Ratings com 11 níveis evolutivos (AAA, AA, A, BBB, BB, B, CCC, CC, C, D e E), sendo o primeiro nível (“AAA”) mais desenvolvido e o último (“E”) menos desenvolvido.

A Irani foi apontada no Rating A, classificação que a coloca em um estágio alto de qualidade de gestão e nas relações com seus colaboradores, líderes, fornecedores, clientes, parceiros, sociedade em geral e meio ambiente. Além disso, a posição permite que a empresa participe do Prêmio Melhores para o Brasil 2022, previsto para acontecer no próximo dia 23.

“Para a Irani é muito importante esse reconhecimento, pois a pesquisa indica a percepção de diversos públicos com quem nos relacionamos e a qualidade dessas relações. Além disso, contribui diretamente para identificarmos o nível da nossa gestão, a nossa cultura organizacional e a reputação da nossa marca”, comenta Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani.

Para o executivo, a classificação no Rating A é reflexo das ações desenvolvidas pela empresa, como a execução do plano estratégico do ciclo 2021-2030, o avanço nos compromissos ESG, o ciclo de investimentos no desenvolvimento de pessoas e na modernização e expansão dos negócios da Plataforma Gaia, além dos impactos positivos nas comunidades do entorno.

Essa foi a primeira participação da Irani na Pesquisa Humanizadas e a empresa contou com a colaboração de quase 1.500 respondentes, entre colaboradores, lideranças da Irani, clientes, representantes da sociedade e parceiros/fornecedores. A maior parte dos respondentes é proveniente de Santa Catarina, seguida de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Sobre a pesquisa

O Rating Humanizadas foi criado para classificar a qualidade das relações de uma organização com seus stakeholders, envolvendo lideranças, colaboradores, clientes, parceiros, sociedade e meio ambiente em geral. Esta é a terceira vez que o Rating Humanizadas é realizado, e contou com a participação de 301 organizações.

Entre os aspectos analisados estavam transparência, ética, diversidade, inovação e sustentabilidade, que definiram melhor Performance ESG, satisfação dos clientes, bem-estar e confiança. Consequentemente, significa também a obtenção de melhores resultados financeiros no médio e longo prazo.

A metodologia de pesquisa e classificação do Rating, que conta com 11 níveis evolutivos, é inspirada em renomadas agências de crédito, que ao invés de analisar o risco de crédito de um país ou organização, analisa o potencial de geração de valor para todos os stakeholders de maneira sustentável e consistente.

Sobre o prêmio

Com a classificação no Rating A da Pesquisa Humanizadas, a Irani ficou elegível para participar do Prêmio Melhores para o Brasil 2022. A premiação, prevista para ser realizada no próximo dia 23, conta com a participação de todas as organizações com os ratings BBB, A, AA e AAA, que tornar os resultados públicos.

O evento que tem como objetivo reconhecer bons exemplos de instituições que contribuem diretamente para o desenvolvimento do país, avalia diversos fatores, que vão desde a geração de valor para os stakeholders, lideranças, colaboradores, clientes, parceiros e sociedade em geral, as ações para o fomento de melhores práticas de negócios sustentáveis e inovadores.

Sobre a Irani

Fundada em 1941 e controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da Região Sul do País, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens de papelão ondulado no Brasil, além de ser referência no setor de papel para embalagens (rígidas e flexíveis). Com produção integrada, florestas próprias, energia autogerada e máquinas e equipamentos constantemente atualizados, a Irani produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, resinas de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade e competitividade. A Irani possui 5 unidades produtivas: duas em Vargem Bonita (SC), uma em Santa Luzia (MG), uma em Indaiatuba (SP) e uma em Balneário Pinhal (RS), além de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), e conta com mais de 2.200 colaboradores.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!