Life & HomeGastronomia

Indústria de Gramado aposta em chocolate com notas de caramelo para este inverno

Indústria de Gramado aposta em chocolate com notas de caramelo para este inverno

Massa desenvolvida com pioneirismo pela Prawer, de Gramado, é a aposta da marca neste inverno

Se engana quem pensa que chocolate é apenas ao leite, branco, amargo e meio amargo. A indústria chocolateira tem dedicado tempo e tecnologia para inovar na produção de uma das preferências nacionais.

Isso mesmo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), entre janeiro e setembro de 2020, o chocolate chegou a 90,1% dos lares brasileiros em pesquisa realizada pelo Instituto Kantar. A gama de produtos no mercado só aumenta e o investimento na área de pesquisa e desenvolvimento das marcas pode ser visto nas prateleiras. Ainda bem, os chocólatras agradecem. 

Primeira empresa a produzir chocolates artesanais no Brasil, a marca gramadense Prawer é reconhecida por sua inovação. Além de iniciar a fabricação artesanal de chocolates no país, foi a Prawer que também abriu caminho por aqui para a fabricação da massa de chocolate Caramélisé, um chocolate inspirado nos produtos suíços, suaves e marcantes, que entrega notas que vão desde o caramelo ao doce de leite. Para chegar ao resultado, a empresa desenvolveu um processo exclusivo de produção, alcançado sem o uso de aditivos ou aromatizantes. 

Segundo a Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Natália Diehl, responsável pelo desenvolvimento e criação de novos produtos, a fabricação de chocolate leva em conta três pilares principais: a qualidade da matéria prima utilizada, a formulação empregada (que considera o cálculo de balanceamento de dos ingredientes que vão na fórmula do produto) e o processo, ou seja, o modo de fazer. 

E é justamente neste último ponto que está um dos diferenciais na produção da massa Caramélisé. Seu tempo de conchagem, ou seja, o tempo em que a massa é mantida em movimento constante dentro de um tanque em contato com todos os ingredientes, desenvolvendo o aroma e sabor do chocolate. Neste processo são entre 22 e 26 horas, enquanto para produzir uma massa de chocolate ao leite, por exemplo, leva-se em torno de 12 horas. 

O resultado é um chocolate que lembra calda de pudim de leite condensado, ambrosia e doce de leite. Atualmente, a massa Caramélisé pode ser encontrada em sete diferentes produtos no mix da marca gramadense.

“A primeira coisa que o termo artesanal remete é algo complexo, delicado e muito trabalhoso, botamos literalmente a mão na massa. Alguns processos são feitos em máquinas de apoio, mas a maioria ainda é manual”, explica Natália. 

A massa Caramélisé será a grande aposta da marca para este inverno, estação que costuma entregar um dos melhores números do faturamento anual. 

Conheça os produtos da linha Caramélisé:

  • Barra de 23g
  • Barra de 100g
  • Barra Caramelisè com Pistache
  • Rama Caramelisè
  • Big Trufa Caramélisé
  • Drágeas Licor com Limoncello
  • Vanille

Além das quatro lojas físicas da marca em Gramado, e uma série de lojas multimarcas espalhadas pelo Brasil, os produtos estão à venda também na loja virtual em http://lojaprawer.com.br/.

Para referência

Criada em 1975 em Gramado, a Prawer é a primeira marca de chocolate artesanal do Brasil. Tradicional produtora de chocolates premium e contumaz defensora da produção de chocolates sem adição de gorduras hidrogenadas que alteram a qualidade do produto e podem prejudicar a saúde do consumidor, a marca utiliza apenas a própria gordura do cacau (a manteiga de cacau) na produção dos chocolates. www.prawer.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!