InovaçãoInovação

Habitats de inovação: Centro de Inovação Norberto Frahm

Habitats de inovação: Centro de Inovação Norberto Frahm

Com o crescente processo de globalização e o consequente aumento da competição a nível global, dada a maior oferta de bens, o processo de agregar maior valor aos produtos se mostra extremamente benéfico para o desenvolvimento de uma economia mais robusta. Nesse contexto, é senso comum que a inovação se mostra de grande valor para o processo. Nos últimos anos, muito tem se falado sobre o processo de inovação como aliado do desenvolvimento econômico, mas afinal, o que é inovação?

A inovação é, em termos gerais, a introdução de um produto, processo ou serviço novo ou consideravelmente melhorado, em determinado ambiente, possibilitando ganhos de produtividade, redução da utilização de recursos, abertura de novos mercados, geração de novos empregos e diversos outros fatores vitais para manter a economia em expansão de forma saudável.

Objetivando estimular um desenvolvimento econômico constante e sustentável, os governos buscam estimular o processo de inovação de diversas formas: através de programas de difusão do conhecimento, programas de incentivo financeiro, estímulos fiscais, entre outros. Uma forma bastante efetiva de estimular o processo de inovação no espectro regional é através da presença de centros de inovação. O Governo de Santa Catarina tem construído a Rede Catarinense de Centros de Inovação desde 2011. A Rede conta atualmente com 15 centros de inovação espalhados por todo o estado, sendo um deles o Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), que é o Centro de Inovação (CI) do Alto Vale do Itajaí, em Rio do Sul.

Um Centro de Inovação possui três missões principais:

  • Ativar o ecossistema de inovação;
  • Criar uma cultura inovadora e empreendedora;
  • Gerar e escalar negócios inovadores.

Para que se atinjam tais objetivos, um CI trabalha pilares dentro do ecossistema de inovação, tais como: governança do ecossistema, difusão da informação, estímulo à inovação, formação de talentos, acesso a capital, atração de investimentos, especialização inteligente, conexões internacionais, desenvolvimento urbano, comunidade, entre outros.

O Centro de Inovação Norberto Frahm busca ser um facilitador dentro do ecossistema de inovação local, potencializando as iniciativas que já estão acontecendo e preenchendo possíveis lacunas. O CINF é relativamente novo, atuando há pouco mais de um ano, e já oferece serviços, como: incubadora de negócios, divulgação e auxílio com editais, realização e divulgação de eventos e capacitações, banco de mentores, coworking, locação de espaços para diferentes eventos, amplo estacionamento em uma localização central, entre outros.

Além de serviços próprios, conta com a presença de importantes instituições em suas instalações, como: Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Casa do Empreendedor, Junta Comercial, Observatório Social do Brasil, Sebrae e Unidavi. Bem como as empresas instaladas no coworking: Domynius Certificado Digital, Echosis Marketing Digital, Ferreira & Batista Advocacia e Savenergy – Soluções em Energia Solar.  Para 2021, estão previstas as obras do novo prédio do CINF, que permitirá uma maior oferta de serviços e espaços para empresas já consolidadas ou empreendedores que iniciam sua jornada.

Quer saber mais sobre o CINF? Entre em contato pelo telefone/WhatsApp (47) 99286-5813 ou e-mail contato@cinf.com.br. Você pode também ir até o CINF no Encontro dos Rios, Rua Herculano Nunes Teixeira, 105, Bairro Budag, Rio do Sul. Nos acompanhe também nas redes sociais:

@cinf_rsl (Instagram)

@CINF.RSL (Facebook)

www.cinf.com.br.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!