Bruna Grillo: a liderança que transforma legado familiar em futuro urbano para Florianópolis
FIESC reforça aproximação com sindicatos durante posse do Sindimade em Rio do Sul

A posse da nova diretoria do Grupo Sindimade/Floema foi realizada nesta quinta-feira, 27 de novembro, em Rio do Sul, durante o jantar de encerramento das atividades do ano.
O evento contou com a presença da FIESC, representada por seu 1º vice-presidente, André Armin Odebrecht, reforçando a estratégia da federação de aproximar-se ainda mais dos sindicatos para fortalecer sua atuação junto à indústria catarinense.

O encontro reuniu representantes de empresas do setor madeireiro, que atualmente emprega mais de 5,5 mil colaboradores e é o segundo em exportação no estado. E quando se fala em Alto Vale, tem-se a segunda região que mais processa madeira em Santa Catarina.

Além da solenidade de posse, a programação incluiu a palestra internacional “Decolando o Meu Negócio”, ministrada pelo comandante Peter Mac Wood (EUA), sobre metas, atitude empreendedora, foco e qualidade — a abordagem foi motivacional e voltada ao desenvolvimento das lideranças.

Nesta mesma linha de pensamento, a nova gestão da FIESC vem criando ações para reforçar a atuação sindical e ampliar a conexão entre as entidades representativas e as indústrias. Durante sua fala, o 1º vice-presidente da federação, André Armin Odebrecht, ressaltou que essa estratégia visa profissionalizar ainda mais os sindicatos.
“A FIESC precisa estar mais próxima dos sindicatos, porque são eles que estão mais próximos da indústria. Isso envolve a articulação das câmaras setoriais, das áreas jurídica, institucional e de internacionalização, além do trabalho conjunto com SESI, SENAI, IEL, Academia de Negócios e Observatório de Dados”. O vice-presidente afirmou ainda que “o nosso desafio é organizar esse trabalho e ajudar os sindicatos a se fortalecerem para darem mais suporte aos associados”. André reforçou que esse processo exige tempo, qualificação e parceria contínua, observando que “toda a equipe do Sistema FIESC está engajada para que o valor do nosso trabalho seja claramente percebido pelo industrial”.

Reeleito para seu terceiro mandato, o presidente do Sindimade, Ricardo Rossini, afirmou que permanecer na coordenação do sindicato representa orgulho e responsabilidade. Ele lembrou que o setor enfrenta desafios significativos, especialmente após os impactos do tarifário americano e considerou fundamental intensificar a articulação com a FIESC: “A cúpula da federação nunca esteve tão próxima do Alto Vale, e este é um momento ímpar para aproveitar essa interação e fortalecer o setor da madeira.”
Diretoria empossada – Gestão 20/12/2025 a 19/12/2028
Diretoria Executiva
· Presidente: Ricardo Rozene Rossini
· Vice-Presidente: Bertino Schlickmann Filho
· Tesoureiro: André Luiz Zonta
· 2º Tesoureiro: Osnir Cucco
· Secretário: Rafael Lessa
· 2º Secretário: Felipe Ariel Pracchthauser

·
Conselho Fiscal – Efetivos: Henrique Matheus Goedert, Telmo Ferreira Bastos e Gentil Adolfo Righez.
Conselho Fiscal – Suplentes: Jamil Sávio Venturi, Juscelino Andrzejewski e Ricardo de Souza Salvalágio.
Delegados Representantes Junto à FIESC – Efetivos: Ricardo Rozene Rossini e Lino Rohden.
Suplentes: Dieter Erhard Grimm e Jorge Luis Rohden.
Revista Sucesso SA