FIESC Alto Vale fomenta geração de negócios entre indústrias e Forças Armadas

Crédito: Debora Claudio

FIESC Alto Vale fomenta geração de negócios entre indústrias e Forças Armadas

No dia 15 de março, a Fiesc Alto Vale do Itajaí promoveu o Encontro com as Forças Armadas, no auditório do SESI, em Rio do Sul

O evento, coordenado pelo Comitê da Indústria de Defesa da Fiesc (Comdefesa), teve como objetivo mostrar as oportunidades de fornecimento para a Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira. Na parte da manhã, representantes de instituições de conhecimento e inovação como Unidavi, Obra Kolping, Sesi/Senai/IEL, Udesc, IFC e Tecnidenim, apresentaram suas estruturas e serviços e como podem ajudar as indústrias no desenvolvimento de soluções para as Forças Armadas.

Essa é uma oportunidade para a tríplice hélice (academia, governo e indústrias) trabalhar de forma conjunta. Vejo como muito importante essa articulação do ecossistema de inovação para atender as demandas militares”, comentou Mário Roloff, professor do IFC de Rio do Sul.

Durante a tarde, empresários de indústrias da região, integrantes dos sindicatos patronais e colaboradores do Sesi/Senai conheceram as principais necessidades da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira e as possibilidades de negócios.

A mensagem que viemos trazer para o Alto Vale é que vocês são muito maiores do que imaginam. São ricos e diversificados. Fornecer para as Forças Armadas não é difícil. É um processo mais de organização”, afirmou Cesar Olsen, presidente do Comdefesa. “O militar come, bebe, precisa de roupas e calçados. Toda gama que se possa imaginar, em produtos e serviços, que um cidadão utiliza, o militar também precisa, além, é claro, dos equipamentos específicos para sua função”, acrescentou.

As forças armadas são grandes impulsionadoras da tecnologia. Todo país que se projeta, tem forças armadas que estimula a inovação. Mas isso depende de uma aproximação com a base industrial. É o que estamos fazendo. Mostrando o que precisamos e identificando o que a indústria catarinense tem para oferecer. A médio e longo prazo os resultados serão muito benéficos”, comentou o general Ademar Machado.

Para o vice-presidente da Fiesc no Alto Vale, André Armin Odebrecht, “é muito importante para a indústria daqui receber o Comdefesa e entender o que isso pode significar. Temos que dar muita atenção para oportunidades como esta”.

Na ocasião, o público conheceu cases de empresas que já fornecem para as Forças Armadas. Também foi divulgada a 2ª edição da feira SC Expo Defense, que acontecerá nos dias 19 e 20 de maio, em Florianópolis.

As empresas interessadas em vender para as Forças Armadas podem se cadastrar no Sistema de Cadastramento de Produtos e Empresas de Defesa (Siscaped): https://siscaped.eb.mil.br/. Para mais esclarecimentos basta entrar em contato pelo WhatsApp: (48) 9 9646-5026.

Texto e fotos: Debora Claudio

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!