Farmácias Gemballa: uma história escrita junto com a de Rio do Sul

Farmácias Gemballa: uma história escrita junto com a de Rio do Sul

Farmácias Gemballa: uma história escrita junto com a de Rio do Sul

A Farmácia Gemballa, a mais antiga em funcionamento no Alto Vale, completa 83 anos. Sua história está ligada com o desenvolvimento de Rio do Sul. Mas, essa história começou a ser escrita muito antes, em 1914, quando nasceu Guilherme Gemballa.

Natural da Alemanha, Guilherme Gemballa veio para o Brasil aos oito anos de idade. Morou na localidade de Hamônia (hoje Ibirama) aos cuidados do escritor e professor Arthur Muller, que ocupou o papel de segundo pai ao garoto. Aos 14 anos mudou-se para Rio do Sul, onde trabalhou como jovem aprendiz farmacêutico – foi o suficiente para despertar o amor pela área e o cuidado com as pessoas.

Em 1933 formou-se em Farmácia no Instituto Politécnico (atual  Universidade Federal de Santa Catarina) e, com veia empreendedora e espírito aventureiro abriu as portas de sua primeira farmácia em 1938, em Pouso Redondo/SC. A partir de então, iniciou o trabalho através do que viria a ser tradicionalmente conhecida como Farmácias Gemballa. Em 1942 transferiu sua farmácia para Trombudo Central. Sendo que em 1948 montou a Farmácia Cruzeiro em Rio do Sul. E posteriormente, em 1953,  em sede própria, inaugurou a farmácia Gemballa do calçadão. Em 1965 abriu as portas da farmácia Dia e Noite, operando por 24 horas ininterruptas, desde então.

Primeiro Doutor

Em 1956, Guilherme Gemballa defendeu sua tese de doutorado, no Rio de Janeiro,   o que fez com que se tornasse o primeiro farmacêutico brasileiro a conquistar o título de Doutor.

Seu entusiasmo  e ciente da importância da educação e vontade de ajudar o seu próximo, foi um dos fundadores do Curso Ginasial e Cientifico do Colégio Sinodal Ruy Barbosa. Em  1964, também foi um dos fundadores da FURB de Blumenau, juntamente com outros entusiastas

Um ano depois de inaugurar a primeira farmácia 24h da região, Guilherme Gemballa idealizou e ajudou a fundar a Fedavi, primeira universidade da região, conhecida atualmente como UNIDAVI. “Nosso pai sempre foi um entusiasta, visionário. Queria que as pessoas tivessem oportunidades. Bem como não media esforços em prol do crescimento e desenvolvimento de Rio do Sul e região , comentam as filhas Virgínia e Vera Mary.

Mas, em 1970 uma fatalidade aconteceu: Dr. Guilherme Gemballa faleceu precocemente, aos 56 anos de idade, por conta de um infarto, deixando a esposa Wera von Buettner Gemballa e suas duas filhas,de menor idade. Logo após, a esposa assumiu a direção da empresa, ao lado de seu sócio-gerente Lotar Dieter Maas,

O Sr. Lotar trouxe estabilidade para os negócios permanecerem ativos”, afirmam as filhas. Em 1972 Wera e Lotar fundaram a Riomed, distribuidora de produtos para saúde e beleza.

Anos mais tarde, as filhas Vera e Virgínia vieram a ser a segunda geração a assumir os negócios da família, e atualmente integram a diretoria das Farmácias Gemballa ao lado de Lotar. Dona Wera Gemballa esteve à frente dos negócios até 2005, com a idade de 80 anos. “Tudo o que somos hoje, devemos àquele garoto corajoso e ousado, que trouxe na bagagem aventuras, conhecimento, experiência e nos consolidou em serviços e atendimento singulares”, externam as filhas, orgulhosas do legado deixado pelo pai.

Farmácias

A Gemballa conta com três unidades em Rio do Sul, sendo que na matriz, localizada no Calçadão Osny José Gonçalves, está o Acervo Dr. Guilherme Gemballa. Objetos antigos de trabalho e manuscritos do farmacêutico, além de uma pintura com a imagem do casal fundador das farmácias estão expostos. As filhas destacam que esta é uma forma de homenagear o empreendedorismo dos pais e uma inovação da empresa. Todos os itens do acervo já foram utilizados pelo Dr. Guilherme Gemballa e colaboradores. Um item muito importante é o livro de fórmulas com manuscrito do fundador. Estes itens fazem parte da história de Rio do Sul, que se desenvolveu com a colaboração deste grande homem. Alguns cortes de jornais da época,  foram expostos, que contam a trajetória, bem como o livro de defesa da tese que lhe rendeu o título de primeiro doutor do Brasil na sua área.

A Gemballa conta com uma farmácia de manipulação, com equipamentos modernos, princípios ativos inovadores utilizados no dia a dia e eficaz controle de qualidade pela equipe, que também está sob coordenação da farmacêutica e bioquímica, Dra. Mariana Vera Parries.

Filiais

Além da farmácia Gemballa matriz, que conta com medicamentos, linha específica de cuidados para pele e cabelos e manipulação, o grupo conta com outras duas filiais. A Gemballa Dia e Noite, é a única do Alto Vale aberta 24 horas ininterruptas há 56 anos. A Farmácia Gemballa Filial da Alameda Aristiliano Ramos, localizada na antiga rodoviária de Rio do Sul, é destaque na linha de diabetes e hipertensão, com linha específica para pacientes com tais patologias.

Todas as farmácias possuem salas específicas para cuidados, que dão mais privacidade e segurança aos pacientes, são as salas de Assistência Farmacêutica Gemballa. Nelas são realizados verificação da pressão arterial, da temperatura e de glicemia capilar, além de administração de injetáveis e colocação de brincos.

As farmácias contam também com serviço de entrega em Rio do Sul. Os clientes podem solicitar pelo WhatsApp ou através do telefone e redes sociais.

CONTATOS:

Site: www.gemballa.com.br/

FACEBOOK: @farmaciagemballa

INSTAGRAM: @ farmaciasgemballa

WhatsApp entrega: (47) 3521-3050

WhatsApp Manipulação: (47) 3521-1167

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!