Indústria

Exportações de peças de reposição da catarinense RIO superam 5% da meta para o primeiro semestre de 2025

Exportações de peças de reposição da catarinense RIO superam 5% da meta para o primeiro semestre de 2025

Resultado positivo contribuirá para a empresa alcançar as metas do ano, diante do tarifaço dos Estados Unidos

A catarinense RIO – Riosulense, marca global, que está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina, ultrapassa em 5% a meta de exportações no primeiro semestre de 2025. O resultado indica um crescimento de 15% das vendas para o exterior em relação ao mesmo período do ano passado. Essa conquista tem o potencial de contribuir para a empresa alcançar as metas previstas para o ano – crescimento de 15% -, em um segundo semestre de adaptações, diante do tarifaço dos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

“Ainda é cedo para uma visão de longo prazo dos efeitos da taxação dos produtos, nas exportações da empresa. Mas, como todo o mercado, estamos buscando alternativas com fornecedores e clientes para minimizar o impacto das medidas. É um momento de adequação”, ressalta Gustavo Piovesan Correa, Gerente Geral de Vendas da RIO.

Segundo ele, a empresa tem conversado com cada cliente dos Estados Unidos, em busca de soluções conjuntas e customizadas, considerando também os impactos das medidas no consumidor final. “É um novo processo de negociação, no qual destacamos a qualidade dos nossos produtos e as parcerias longevas e bem-sucedidas” completou.

Em outra frente de atuação, a RIO tem buscado ampliar as exportações com os clientes ativos de outros países, os da América Latina, Oriente Médio e Europa. O objetivo é manter o excelente relacionamento comercial com esses clientes e fortalecer os atributos da marca e dos principais produtos exportados: guias de válvula, sedes de válvula, tuchos de válvula e camisas de cilindro.

Além disso, a empresa ainda tem se dedicado a aumentar a carteira de exportações nesses e em novos mercados – um trabalho que já fazia parte do dia a dia da RIO e que, agora, se mostra ainda mais estratégico. “Exportamos para 28 países em todos os continentes, é o momento de reforçar as vendas para aumentar esse número”, explica Bruna Ern, Coordenadora de Vendas da área de Exportações.

Para isso, a RIO tem a seu favor a experiência de desenvolver produtos específicos para a frota de cada país e a adoção de políticas comerciais específicas, com metas previamente estabelecidas. “Também vamos ampliar a contratação de representantes locais, essenciais por compreenderem melhor as necessidades regionais”, conclui Correa.

Sobre a RIO – Marca global que está prestes a completar 80 anos de fundação, a RIO – Riosulense S.A. (Rio do Sul/SC) atua em diferentes mercados: fornece peças para o mercado de reposição nacional e internacional, para as principais montadoras do mundo, e para o mercado agrícola, além do ferroviário. Além disto, expandiu os negócios ao utilizar a manufatura aditiva, por meio da impressão 3D na fabricação de protótipos que são desenvolvidos em parceria com as engenharias das montadoras. Possui um amplo parque fabril (com 27.000 m2 construídos, área total de 1.000.000 m2) e seu portfólio reúne 5 mil part-numbers, em 21 famílias de produtos. A RIO exporta para 28 países em todos os continentes e segue abrindo mercados no exterior.

Há 79 anos no mercado, a empresa tem certificações conquistadas ao longo dos anos, entre elas, a IATF 16949:2016 e ISO 14001. Em 2024, conquistou 5 Prêmios: 3 “Maxion Supplier Award” – nas categorias Desenvolvimento de Produto, Suprimento e Qualidade, Iniciativas ESG -; 1 “Best Supplier Innovation”, pela Cummins Brasil Ltda., como Melhor Fornecedor em Inovação; e 1 “Supplier Awards”, da MWM, na categoria Excelência em Desenvolvimento.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!