Estudantes do SENAI compartilham aprendizados no Alto Vale do Itajaí

Estudantes do SENAI compartilham aprendizados no Alto Vale do Itajaí

Estudantes do SENAI compartilham aprendizados no Alto Vale do Itajaí

O SENAI de Rio do Sul recebeu nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de novembro, estudantes de outras escolas, familiares de alunos, empresários e comunidade, durante o 11º Mundo SENAI.

O evento foi realizado simultaneamente em todo Brasil, com apoio do SESI, para mostrar os projetos dos alunos e professores, assim como a estrutura física da instituição e os cursos com foco nas novas tecnologias.

Em Rio do Sul a programação de quinta-feira começou com o workshop People Experience, durante o Café com RHs. David Jones Treis, supervisor de Educação da Coordenadoria de Educação Básica, do SESI Alto Vale, explicou as competências do Século XXI e como é importante preparar os trabalhadores para a Indústria 4.0. Outra atividade foi o workshop Cybersegurança, conduzido pelo professor de Informática do SENAI, Marco Antonio Marconatto. Ele deu exemplos práticos de como funciona a Cybersegurança, alertando sobre a necessidade de proteger informações pessoais e organizacionais.

O público conferiu ainda a palestra Futuro das Profissões, do design de Inovação e professor do SENAI, Lucas Lenzi, apresentada em diferentes períodos, durante os dois dias. A mudança das carreiras na história, as profissões substituídas por tecnologias, as exigências do mercado de trabalho para o futuro e o uso intensivo dos recursos digitais foram os assuntos abordados. Ao final de cada apresentação foi realizado um bate-papo com empresários do Niavi, da Acirs.  

Durante a noite, houve reunião de pais da Aprendizagem Industrial e desfile de moda do Curso Superior em Design de Moda, realizado em parceria com a Unidavi e o Sinfiatec. As peças produzidas pelos alunos serão vendidas durante o Brechó Universitário, nos dias 27 e 28 de novembro, na Unidavi.

Na sexta-feira, foi realizada a gincana dos alunos da Aprendizagem Industrial e o 4º FIESC Talks Innovation, evento do projeto Eixo de Desenvolvimento da Indústria para Inovação (EDI). O talks trouxe os temas: Transformação Digital, abordada pelo professor William Juliano, CEO da Kick Off Consultores Associados; Soluções para Inovação e Competitividade, com Geferson Luiz dos Santos, gerente executivo dos Institutos SENAI de Tecnologia; Microcrédito para novas empresas, com Felipe Dallagnolo, Head of Growth da BOM Microcrédito. Também foram apresentados os primeiros resultados do EDI.

“Tivemos um evento muito bacana, que contou também com empresários trazendo a realidade do mundo do trabalho. Foi uma amostra do que fazemos no dia a dia. Os alunos e professores se preparam muito para este momento, para deixar tudo pronto e apresentar ao público. E essa preparação também faz parte das competências desenvolvidas aqui no SENAI, deixando-os aptos para a vida profissional”, comentou Daiana Maria Buzzi Neiman, supervisora de Educação da Regional Alto Vale do Itajaí.

O Mundo SENAI contou também com ginástica, praça de alimentação, atividades Maker e customização de bolsas jeans. 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!