Inovação

Empresas promovem "revolução silenciosa" nos bastidores do varejo

Empresas promovem

Há uma revolução silenciosa em movimento no varejo brasileiro. Empresas de perfil high tech estão colaborando, nos bastidores, para otimizar os negócios de pequenos, médios e gigantes do setor, além de apagar a linha que por muito tempo separou o mundo online do off-line.

Após a chegada da Amazon no Brasil, no final do ano passado, os comerciantes brasileiros decidiram inovar: se por um lado a chegada da marca causou um susto no mercado - basta lembrar da queda generalizada das ações da B2W (Americanas.com e Submarino), Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) e Magazine Luiza no dia em que a gigante desembarcou por aqui -, por outro ela contribui para “reeducar” as empresas que concorrem no segmento.

É aí que entram em cena as startups e PMEs inovadoras. Listo abaixo três empresas que vem contribuindo decisivamente para o movimento revolucionário operado no varejo:

1. WebGlobal - Empresa de inteligência de mercado que permite monitorar os preços da concorrência no ambiente online. A companhia cresceu 70% em faturamento em 2019 e mira aumento de 50% para este ano. Atualmente atende lojas virtuais da Bosch, Fischer, Lojas Colombo, Sony, Phillips Brasil, Goodyear e Pirelli

2. Eu Entrego – Startup de entregas colaborativas que opera no formato crowdshipping, em que cidadãos comuns realizam entregas com seu meio de transporte particular. A empresa faturou R$ 6 milhões em 2019 e a expectativa é chegar a R$ 25 milhões este ano. Dentre seus clientes estão Via Varejo, Arezzo, Rihappy e GPA.

3. OnYou – Empresa de monitoramento do atendimento ao cliente baseada na metodologia do Cliente Oculto. A OnYou tem ajudado o varejo físico a aperfeiçoar suas operações num momento em que o e-commerce absorve parte do fluxo de vendas e as lojas se transformam em centros de experiência do cliente. Após crescer 100% em dois anos, a OnYou já prevê um salto de 50% até o final deste ano. Entre seus clientes estão Via Varejo, Adidas (américa Latina) Ofner

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!