Empresa de Florianópolis desenvolve produto que elimina vírus de roupas e superfícies

Empresa de Florianópolis desenvolve produto que elimina vírus de roupas e superfícies

Empresa de Florianópolis desenvolve produto que elimina vírus de roupas e superfícies

TNS, empresa especializada em soluções utilizando a nanotecnologia de Florianópolis, incubada no Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA), desenvolveu um produto virucida e antimicrobiano comprovadamente eficaz contra vírus envelopados, do tipo coronavírus, e não-envelopados, com eficácia de até 99,9%.

A empresa desenvolveu o Protec-20 a partir de tecnologia de nanopartícula de prata para eliminar a propagação diferentes vírus em diversos meios. 

Os testes foram realizados em laboratório especializado e se basearam na norma ISO 18184, que dispõe sobre antiviral para produtos têxteis. 

Em apenas quatro semanas a empresa fez a evolução necessária do produto para conseguir escalonar a produção. 

Em duas semanas chegou à marca de 3 toneladas do produto concentrado e hoje a capacidade de produção é de cerca de 1,5 tonelada por dia.

A grande procura pelo produto vem principalmente da indústria têxtil, com cerca de 40% da venda. 

O Protec-20 pode ser usado na fiação ou no tingimento da roupa e, dependendo do processo, pode perdurar na roupa de 20 até 70 lavagens. 

 

O diretor geral da TNS, Gabriel Nunes, ressalta que o produto não é comercializado diretamente para o público:

 

“O Protec-20 é um produto concentrado que é utilizado pelas indústrias na fabricação de seus produtos. Por exemplo, no tingimento de uma roupa, é utilizado cerca de 0,15% do Protec-20 na solução total para fazer o procedimento”.

“O produto proporciona inativação do vírus, além de auxiliar na inibição e replicação de bactérias que podem ser possíveis células hospedeiras para o vírus”. 

“A procura pelo nosso produto tem sido alta também em outros segmentos, como fabricação de filtros de ar, máscaras, aventais médicos, panos de limpeza, tintas, polímeros diversos”. 

“Recentemente até mesmo uma empresa que fabrica sacos para embalar cadáveres procurou a empresa para adquirir o produto”. 

“Estamos priorizando atender as demandas para aplicações que sejam de interesse da saúde pública, mas o produto pode ser usado em qualquer segmento, até mesmo doméstico”.

Informações: tnsolution.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!