NegóciosMunicípios

Em Rio do Sul (SC), empresas são abertas em até cinco dias – 23 vezes mais rápido do que a média nacional

Em Rio do Sul (SC), empresas são abertas em até cinco dias – 23 vezes mais rápido do que a média nacional

Integração de todas as secretarias e entidades envolvidas nos processos é uma das chaves para estes números da Casa do Empreendedor. O Sebrae/SC, através do programa Cidade Empreendedora, apoia a iniciativa da Prefeitura Municipal

Para abrir um negócio no Brasil, em média, o empreendedor leva 119 dias. Mas um município do Alto Vale catarinense conquistou a proeza de reduzir esse número em 23 vezes: em Rio do Sul (SC), do pedido de abertura até a cessão de todos os alvarás, o tempo máximo é de cinco dias úteis.

A chave para a redução, de acordo com Paulo Fiamoncini, secretário de desenvolvimento econômico, é a integração entre todos os entes envolvidos no processo. Isso só foi possível com a inauguração da Casa do Empreendedor, que fez um ano em setembro. “Lá, temos um envolvimento de todas as secretarias, por exemplo: além daquelas mais claramente ligadas a negócios, como a de finanças, temos por lá a área de infraestrutura com foco no Meio Ambiente e de Saúde com representantes da Vigilância Sanitária, por exemplo. Isso faz com que seja possível que todas as entradas sejam efetuadas de forma sincronizada e rápida”, diz.

A Casa do Empreendedor, no entanto, vai além disso: entidades empresariais, instituições financeiras e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Ocips) também tem espaço na estrutura, que já realizou mais de 6 mil atendimentos. Só em setembro de 2019, mais de 700 pessoas físicas e jurídicas foram atendidas. Nos últimos dois anos, o município de cerca de 70 mil habitantes teve dois mil novos negócios abertos.

O planejamento para a integração e construção da Casa do Empreendedor foi realizado em 2017 em parceria com o Sebrae/SC, através do primeiro ciclo do programa Cidade Empreendedora. Para o biênio 2019-2020, quando a cidade vive o ciclo II, novas ações devem desburocratizar ainda mais a abertura de empresas e fomentar micro e pequenos negócios na região.

Casa do Empreendedor, em Rio do Sul (SC), torna processo de abertura de empresas 23 vezes mais rápido do que a média nacional

Crédito: Divulgação

 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!