Inovação

Edital do SENAI apoia projetos para cadeia automotiva

Edital do SENAI apoia projetos para cadeia automotiva

Apresentação às indústrias catarinenses será na segunda, em Joinville; são R$ 26,4 milhões disponíveis para as iniciativas

Florianópolis, 31.1.2020 – Em evento na segunda (3 de fevereiro), em Joinville, o SENAI/SC, entidade da FIESC, apresenta ao setor automotivo a chamada Rota 2030 do Edital de Inovação para a Indústria. O edital é financiado por programa Rota 2030 do governo federal, que estabeleceu uma tarifa de 2% sobre importações para o setor, como forma de alavancar tecnologicamente a indústria automotiva brasileira. No total, são R$ 26,4 milhões disponíveis para os projetos. A apresentação se inicia às 10 horas, no Instituto da Indústria da FIESC (rua Arno Waldemar Dohler, 308 - Zona Industrial Norte, Joinville).

O evento é aberto a todas as indústrias que tenham interesse em desenvolver projetos para a cadeia automotiva, de Santa Catarina ou outras regiões do país. Os projetos a serem apresentados devem contemplar a participação de pelo menos um instituto SENAI de Inovação no seu desenvolvimento. Em Santa Catarina são três: de Sistemas de Manufatura e de Tecnologia a Laser (localizados em Joinville) e de Sistemas Embarcados (em Florianópolis). 

Os projetos poderão ser executados de 3 formas. No modelo intitulado Aliança Industrial, as iniciativas envolvem parcerias entre empresas para projetos em mobilidade elétrica e em logística. Estas mesmas linhas são o foco do modelo Empreendedorismo Industrial, que prevê cooperação entre montadoras e startups e micro, pequenas ou médias empresas. A terceira forma leva o nome de Hands-On-Aprendendo Fazendo e prevê projetos de montadoras no âmbito de lean manufacturing (manufatura enxuta) e digitalização.

O SENAI é uma das cinco coordenadoras do programa Rota 2030, ao lado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail isimanufatura@sc.senai.br ou pelo 48 3341 7783.

Legenda foto: Evento às 10 horas do dia 3 de fevereiro, no Instituto da Indústria da FIESC, em Joinville. Foto: André Kopsch

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!