Life & HomeViagem & Turismo

Destinos no Brasil para o pós-pandemia

Destinos no Brasil para o pós-pandemia

Em meio a fronteiras internacionais fechadas, e tendo o Brasil destinos belíssimos e com protocolos que visam garantir nossa saúde e segurança, surge uma oportunidade maravilhosa para conhecermos lugares nos deixarão uma experiência incrível.

Riquezas naturais, diversidade cultural, lugares paradisíacos e povo acolhedor são apenas alguns dos encantos do maior país da América do Sul. Para isso, tentando retomar um dos setores mais atingidos pela pandemia e visando garantir total segurança aos turistas, o Ministério do Turismo já divulgou a criação de um selo de boas práticas que pretende qualificar o setor e promover o Brasil como um destino turístico protegido e preocupado em oferecer segurança aos visitantes nacionais e estrangeiros.

O programa estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor, e é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável.

Segundo o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, com essa iniciativa, o Brasil se posiciona no cenário doméstico e internacional como um destino seguro e preparado para atender um novo perfil de turista que surgirá após a pandemia. “Um turista mais interessado e preocupado com a adoção de medidas sanitárias e de higiene”, ressalta. O selo criado pelo Ministério do Turismo é gratuito e será utilizado em todo o Brasil, sendo um diferencial extremamente relevante nesse “novo” turismo.

Os protocolos que compõem o selo foram construídos em parceria com o setor do turismo, levando em consideração diretrizes internacionais e contou com a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

E sabendo que viajar é definitivamente algo que nos move e que desperta sentimentos únicos, enquanto tudo isso não passa podemos ao menos ir planejando quais serão os destinos das nossas viagens pós-pandemia.

Destinos de natureza, com atrações a céu aberto, com mais espaço e menos aglomerações serão os mais indicados, e o Brasil está cheio deles. Anote alguns destinos indicados pela Riosul Turismo para o retorno das viagens.

BONITO

Bonito não é bonito, é lindo! Um belo destino natural. A cidade sul-mato-grossense tem paisagens com cavernas, grutas, rios, cachoeiras, piscinas naturais, lagoas, fauna e flora riquíssimas dignas de contemplação e muita interação. São inúmeras atrações em meio à natureza como trilhas, cavalgadas, rapel, passeios de bote e caiaque, flutuações e mergulho nos rios.

Premiado em 2013 como o melhor destino de turismo responsável do mundo, o World Responsible Tourism Awards, concedido na World Travel Market, em Londres, oferece apenas passeios agendados com número de visitantes limitado para que todos possam ter um contato mais autêntico com o lugar e uma experiência muito mais agradável.

Com cerca de 50 passeios credenciados, coloque na sua lista a Gruta do Lago Azul e outras cavernas, a flutuação no Rio Sucuri, no Aquário Natural, no Rio da Prata, as Cachoeiras de Bonito com as mais variadas formas e tamanhos, os Balneários e aproveite para fazer rapel, descer as quedas d'água de caiaque. Tem também tirolesa, arvorismo e a possibilidade de admirar animais silvestres.

Um destino incrível para quem busca contato com a natureza.

ALTER DO CHÃO

Outro belo destino de natureza é Alter do Chão, no Pará. O paraíso ainda pouco conhecido de paisagens surreais e praias paradisíacas é recomendado para todos.  Viajantes sozinhos, casais, famílias com crianças e idosos.

O Caribe Amazônico já fez parte da lista do jornal inglês The Guardian, sobre as 10 praias mais belas do Brasil, cercado pelo intenso verde amazônico e regado a muita água doce dos rios Tapajós e Arapiuns, bancos de areia branquinha, banhos de rio inesquecíveis, florestas encantadas e uma culinária espetacular te esperam.

A Ilha do Amor banhada pelo Lago Verde que oferece outros diversos lindos cenários é o principal destino dos turistas. De lá siga a trilha até o Morro da Piraoca em meio à vegetação amazônica, veja um pôr do sol na Ponta do Cururu ou na Ponta do Muretá. Vá a Praia da Ponta de Pedras, na Praia do Pindobal e se maravilhe com o cenário da Ponta do Jutuba. Aproveite também as águas transparentes do Rio Arapiun e visite uma comunidade ribeirinha, e ainda, bem pertinho de Alter do Chão está a Floresta Nacional do Tapajós, um dos lugares mais mágicos da região.

Dance um carimbó na vila, prove os sabores da deliciosa gastronomia, e, não se esqueça de passear por Santarém, bem de frente a sua orla acontece o encontro das águas azuis do Rio Tapajós com as águas do Rio Amazonas. Uma experiência incrível.

Você vai amar a natureza exuberante da Amazônia.

CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS

As cidades históricas de Minas Gerais são uma oportunidade de conhecer um pouco mais da história do nosso país, de visitar belos cenários naturais e experimentar a deliciosa culinária mineira.

Relíquias, as cidades históricas são casa de imponentes construções preservadas da herança arquitetônica deixada pelos nossos colonizadores.

Entre as principais cidades históricas está Ouro Preto, patrimônio histórico da Humanidade e sede do maior conjunto barroco da arquitetura brasileira. Visite a  Igreja de São Francisco de Assis, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e o Museu da Inconfidência.

Mariana foi a primeira cidade e capital de Minas Gerais e preservou a arquitetura da época colonial. Visite a Catedral Basílica da Sé, o Museu de Arte Sacra e a Basílica de São Pedro dos Clérigos.

A Antiga São José  Del Rei, hoje Tiradentes, homenageia o herói da Inconfidência Mineira e preserva suas ruas de pedras e os sobrados coloniais.

Diamantina que começou com a descoberta de pedras preciosas no século 18, é formada por igrejas barrocas, casarios coloniais, e ainda é rodeada pela Serra do Espinhaço.

São João Del Rei é um dos principais destinos turísticos de Minas, e preserva muitas construções e tradições da era de ouro da região, como os sinos das igrejas que anunciam as missas e a hora do Ave Maria desde o século 18. Visite ainda o Solar dos Neves, casa da família do ex-presidente Tancredo Neves.

História, bela arquitetura, deliciosa culinária e um roteiro cheio de carisma.

CAMPOS DO JORDÃO

Conhecida como a “Suíça brasileira”, Campos do Jordão não é maravilhoso somente no frio da Serra, é um destino lindo e com atrações o ano todo. Em meio a araucárias, chalés alpinos e ótimos restaurantes, o destino na Serra da Mantiqueira irá lhe agradar muito com inúmeros programas históricos, gastronômicos e ecoturísticos.

Você terá ar puro, construções em estilo europeu, e a hotelaria e gastronomia de Campos do Jordão que atendem a altos padrões de exigência. Ainda, tem o Festival de Internacional de Inverno, um dos mais prestigiados eventos de música erudita do país, passeios de teleférico, trem a vapor, belas paisagens, parques e museus. Um belo destino com ótima programação.

Informações: www.riosul.tur.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!