Daiana Grahl: saúde mental e emagrecimento andando lado a lado

Crédito: Princess Art Photo

Daiana Grahl: saúde mental e emagrecimento andando lado a lado

O processo de emagrecimento é, muitas vezes, repleto de dúvidas e dificuldades físicas, mas a mente precisa estar preparada para lidar com as mudanças. Independentemente do motivo pelo qual se quer emagrecer, a ajuda de um profissional de saúde mental para conseguir atingir os objetivos é essencial.

Foi pensando nisso que a psicóloga Daiana Grahl buscou especialização na área de Saúde Mental, Obesidade e Emagrecimento, e em Nutrição.  ‘’Ajudo pessoas na busca de uma vida saudável e emagrecimento. Ensino técnicas de alimentação consciente e oriento sobre alimentação saudável”, explica.

Natural de Ibirama/SC, Daiana sempre foi adepta à alimentação saudável e aos exercícios físicos. Durante muitos anos trabalhou como auxiliar em uma clínica de odontologia – período em que cursou a faculdade e fez uma especialização em Saúde Mental. Logo após a primeira especialização iniciou o curso MBA em Gestão de Pessoas. “Abri uma agência de RH com uma sócia, mas não nos identificamos com a área”.

A VIRADA DE CHAVE

A mudança na vida de Daiana aconteceu depois que o pai e a irmã foram diagnosticados com a doença celíaca. Com a restrição em comer alimentos com glúten, e a dificuldade na época de encontrar produtos, Daiana e a sua mãe começaram a criar alguns produtos em casa. “Sabendo que na academia as pessoas procuram por alimentação saudável, decidi oferecer os nossos produtos por lá e os pedidos começaram a aparecer. Foi quando percebi ali uma oportunidade de negócio”, ressalta.

Em sociedade com a mãe abriu uma panificação de produtos sem glúten e sem lactose, que eram vendidos nas lojas de produtos naturais de Ibirama e Presidente Getúlio/SC. “Por eu ser psicóloga e trabalhava com alimentos saudáveis sempre ouvia e conversava muito com meus clientes e na época já percebia uma carência enorme nas pessoas em ter orientação não somente na parte de alimentação, mas principalmente na parte de ter disciplina na hora de comer, não descontar suas emoções na comida, não ‘’comer seus problemas”, etc.’’

Foram cinco anos produzindo e vendendo em Ibirama e região até que decidiu dar mais um passo, e foi morar e vender seus produtos em Itajaí e Balneário Camboriú. Mas, em 2020 Daiana retornou para Ibirama para empreender na área da saúde e emagrecimento.

Simultaneamente começou duas pós-graduações – em Obesidade e Emagrecimento e de Nutrição com Ênfase em Obesidade e Emagrecimento. 

Também fez cursos em São Paulo, e adquiriu muito conhecimento.

CONSULTÓRIO

No mesmo período em que iniciou na área, as coisas foram acontecendo para Daiana. “Apareceu uma oportunidade de abrir consultório e não deixei escapar”.

Daiana começou a atender pacientes que estavam em busca de uma vida saudável e do emagrecimento. “A maioria [dos pacientes] me procura para ajudar no emagrecimento. Pois, trabalho o emagrecimento através de disciplinar o cérebro. Vejo que muitas pessoas começam a dieta e não conseguem chegar ao final. Ou emagrecem, atingem o objetivo e não tem a cabeça trabalhada para seguir aquilo”, explica.

Segundo Daiana, um dos maiores problemas está nas dietas muito restritivas, que fazem com que as pessoas comam com raiva, emagrecem rapidamente e logo depois recuperam o peso fazendo com que se sintam frustradas e desmotivadas. “Aí vem a frase famosa: - comigo não dá certo”, ou, “eu não dei conta!”. “Nas consultas ensino técnicas aos pacientes para que eles tenham consciência na hora de comer. Para que não troquem as emoções por comida. Saibam diferenciar fome de vontade de comer”.

Daiana afirma que se alimentando corretamente, com uma reeducação alimentar e a ajuda de exercícios regulares, a pessoa vai emagrecer automaticamente. “Meus pacientes saem felizes, pois não deixam de comer quase nada, mas comem de forma correta. Não passam fome, nem vontade. E emagrecem. E, a partir do momento que você tiver total consciência do quanto e quando você realmente precisa comer, você automaticamente emagrecerá”, afirma. Segundo a psicóloga, nosso corpo dá sinais das reais necessidades o tempo todo, basta percebê-los.

“Hoje me sinto realizada. Descobri aos 40 anos o que eu queria fazer desde o começo. Me encontrei na vida, juntando as duas áreas que sempre gostei”, afirma. Atualmente está se especializando em atendimento infantil e atua em outras áreas da psicologia em geral. A psicóloga atende em Ibirama e, de forma online, pessoas de todo Brasil. Entre em contato e saiba mais.

Instagram: @daizinhag

WhatsApp: 47 98815.9228

Endereço: Rua Dr. Getúlio Vargas, 35, Centro, Ibirama/SC

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!