NegóciosCases de Sucesso

CRESOL DONA EMMA: Há 20 anos transformando vidas

CRESOL DONA EMMA: Há 20 anos transformando vidas

Há 20 anos, um grupo de pessoas, uma ideia inovadora e o sonho de desenvolver a economia regional motivaram a fundação da Cresol em Dona Emma. Desde sua constituição, a cooperativa mantém-se fiel aos seus princípios e a sua missão: estimular o desenvolvimento sustentável da região e de seus associados.

No ano de 1999, com a chegada de dois engenheiros agrônomos ao município, inicia-se um importante trabalho na secretaria de agricultura com rodadas de reuniões visando conhecer a realidade e as necessidades das famílias produtoras. Surge, então, a demanda por acesso ao crédito, visto que os agentes financeiros mais próximos estavam sediados em Presidente Getúlio/SC e como possuíam expressiva demanda não conseguiam atender às necessidades específicas dos outros municípios.

Diante desta realidade, nasce a ideia de organizar uma cooperativa de crédito que pudesse favorecer e fortalecer o agricultor familiar em Dona Emma. Com o envolvimento de lideranças das comunidades, surge a primeira cooperativa de crédito filiada ao sistema Cresol no Alto Vale, a Cresol Dona Emma, com abrangência nos municípios de Dona Emma, Presidente Getúlio, Ibirama, Taió, Mirim Doce.

A abertura das portas e o atendimento ao público iniciaram em 02 de abril de 2001, numa sala cedida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar. A chegada da Cresol facilitou o acesso ao crédito e proporcionou um atendimento diferenciado ao associado com a humanização do atendimento e a proximidade com a realidade das cidades.

Atualmente a Cresol é uma instituição financeira completa que, com recursos próprios ou oficiais, disponibiliza uma gama diversificada de soluções que atendem as necessidades dos associados. Além disso, os resultados proporcionados pela cooperativa são aplicados localmente, estimulando o desenvolvimento local sustentável.

COOPERATIVISMO

O Sistema Cresol tem em seu DNA o cooperativismo e de forma solidária vem  construindo uma história diferente para os seus associados, principalmente os agricultores familiares que são a razão do Sistema Cresol ter sido criado.

Nesta trajetória, municípios e regiões foram contemplados com a constituição das Cooperativas da Cresol. No Alto Vale do Itajaí a história começou com a Cresol Dona Emma, constituída a partir da necessidade dos agricultores familiares em acessar o Crédito Rural e poder contar com um atendimento humanizado. “Ao longo destes 20 anos de história da Cresol no Alto Vale, foram muitos os avanços que tivemos no fortalecimento do cooperativismo, ampliação de acesso ao crédito pelos agricultores, formação de novas lideranças e a promoção de uma agricultura mais sustentável. Mas, a Cresol vai muito além, sendo uma cooperativa completa e pronta para atender todos os públicos”, explica o presidente da Cresol Dona Emma, Cleiton Loch.

Nestes 20 anos a Cresol Dona Emma vem se transformando em uma ferramenta de inclusão financeira, que precisa se sustentar em um ambiente altamente regulado e competitivo, mas que com honestidade, transparência e dedicação das pessoas que estão a conduzindo, conseguiram obter o sucesso e fazer com que esta família de associados crescesse e se tornasse uma referência regional, contando atualmente com mais de 9 mil associados, ter disponibilizado mais de 450 milhões em crédito e somando mais de 170 milhões em ativos.

A Cresol Dona Emma em conjunto com as suas Unidades de Presidente Getúlio, Taió, Mirim Doce e Ibirama contribuem de forma direta para o desenvolvimento desta região através de um trabalho que visa buscar o equilíbrio econômico e social, onde os associados acessam produtos e serviços que proporcionam a transformação de suas vidas, seja através das melhorias nas propriedades rurais, como também nas micro e pequenas empresas.

“A Cresol contribui para gerar o desenvolvimento, com a operacionalização do crédito rural, no qual através dos agentes financeiros parceiros capilariza este crédito para as comunidades mais distantes e através da captação de recursos faz com que eles sejam reaplicados na própria comunidade, fazendo assim a roda do desenvolvimento girar”, explica o presidente.

DEPOIMENTOS:

“Comemorar 20 anos da Cresol Dona Emma, é celebrar duas décadas de muita luta, união, conquistas e histórias que foram consolidadas pela força do cooperativismo. A Cresol Dona Emma se consolidou como uma importante e sólida instituição financeira para a região do Vale do Itajaí e para o Sistema Cresol Sicoper. Ao longo dos 20 anos, através de um trabalho sério e comprometido, são milhares de famílias que conquistaram o sonho da casa própria, de ampliar a propriedade ou o empreendimento, que investiram na melhoria da qualidade de vida e na realização de sonhos. Acompanhei o crescimento desta cooperativa e tenho muito orgulho da trajetória construída. Por isso, parabenizo pelas conquistas e pelos 20 anos de histórias e realizações. Desejo vida longa ao cooperativismo e à Cresol Dona Emma”.

Jose Silva, Presidente da Cresol Central Sicoper

 

"Em nome da Cresol Confederação queremos parabenizar a nossa Cresol Dona Emma pela celebração dos 20 anos de fundação. Somos testemunho do extraordinário trabalho que vem sendo feito por parte dos conselhos, diretores e profissionais desta cooperativa visando intensificar e ampliar nossa atuação nesta região onde atua. Sabemos o quanto a Cresol Dona Emma tem feito em ações financeiras e sociais que permitem seus cooperados melhorarem suas condições econômicas e sociais permitindo que tenham melhor qualidade de vida. Nestes 20 anos contribui de forma estrutural com o desenvolvimento sustentável da região por meio da operação dos seus produtos e serviços e nas suas inúmeras ações comunitárias. Nosso desejo é que sigam construindo este verdadeiro e autêntico cooperativismo financeiro tendo sempre o associado como nosso maior ativo. Parabéns Cresol Dona Emma e continuem gerando desenvolvimento e felicidade aos seus milhares de cooperados. Contem sempre com a Cresol Confederação".

Cledir a. Magri, presidente da Cresol Confederação

 

“O Cooperativismo na sua essência representa a união das pessoas com objetivos em comum, que buscam resultados que possam beneficiar a todos de forma coletiva, sempre primando pelo equilíbrio econômico, social e ambiental.

Neste contexto a Cresol Dona Emma tem em seu DNA o Cooperativismo, que de forma solidária vem ao longo destes 20 anos de existência construindo uma história diferente para os seus associados, razão de nossa existência.

A conquista do nosso 20º aniversário é resultado do trabalho de muitas pessoas que acreditam em nosso propósito. Hoje podemos contar histórias vencedoras de vidas que foram transformadas pela Cresol e esta é com certeza a nossa maior alegria”.

Cleiton Loch - Presidente Cresol Dona Emma

 

TRANSFORMANDO VIDAS

Através do projeto Histórias Vencedoras, a Cresol Dona Emma está contando a trajetória de vida de famílias cooperadas. O projeto iniciou em 2020 e está sendo divulgada ao público mensalmente no site da Cooperativa.

“São histórias de famílias que acreditaram na Cooperativa e receberam apoio para continuar crescendo e desenvolvendo as propriedades rurais, as empresas, suas vidas e consequentemente toda a comunidade” ressalta o Presidente da Cooperativa, Cleiton Loch. Com coragem e força de vontade, essas famílias buscaram auxílio da Cooperativa para o custeio da produção, investimentos em infra-estrutura, inovação e modernização das empresas. Com isso essas famílias se desenvolveram e mudaram a realidade da região.

São histórias inspiradoras de famílias de Ibirama, Presidente Getúlio, Mirim Doce, Taió e Dona Emma. ‘’Acreditamos que com trabalho e ajuda das pessoas certas conquistamos nossos sonhos. E a Cresol só existe por causa dessas famílias que acreditaram e cresceram com a gente” finaliza Cleiton.

Conheça mais sobre o projeto no site:  www.cresoldonaemma20anos.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!