Cases de Sucesso

Beto Quintão: Do varejo e telefonia ao HUB de Educação Empresarial e Networking da Saúde mais relevante do Brasil

Beto Quintão: Do varejo e telefonia ao HUB de Educação Empresarial e Networking da Saúde mais relevante do Brasil

Aos 35 anos, o empresário brasiliense transforma fracassos em combustível para crescer, lidera uma das empresas de educação empresarial mais promissoras do país e prepara o lançamento do livro Seja Relevante.

Se existe uma palavra que resume a trajetória de Beto Quintão, essa palavra é resiliência. Aos 35 anos, depois de inúmeras tentativas, acertos, erros e reinvenções, o empreendedor decidiu transformar cada desafio vivido em método de gestão. O resultado desse caminho é a fundação da 5G Company, hub de educação e conexões para empresários da saúde, criado em 2022 e já com presença em Fortaleza e São Paulo. Além disso, Beto se prepara para lançar sua primeira obra, Seja Relevante, um livro em que compartilha sua filosofia de vida e negócios. “Quando você gera valor e ajuda pessoas a transformarem suas realidades, a recompensa vem naturalmente”, afirma.

PRIMEIROS DESAFIOS: DO CONFORTO À LUTA DIÁRIA

Nascido em uma família de classe média, Beto ainda criança viu sua vida mudar radicalmente quando os pais enfrentaram dificuldades financeiras. A mudança para a periferia, a necessidade de estudar em escola pública e a responsabilidade de ajudar a cuidar dos irmãos foram um choque. “Eu era rebelde, mas também ambicioso. Precisava encontrar formas de ganhar dinheiro”, relembra. Nesse período, fez de tudo: deu banho em cachorros, distribuiu panfletos em semáforos, vendeu água mineral. O primeiro emprego formal veio no varejo, em uma loja de artigos evangélicos, onde descobriu sua habilidade em vendas. Apesar de ser o melhor vendedor, não recebia o salário devido — experiência que o frustrou, mas despertou sua vocação para o comércio.

PRIMEIRA QUEDA E NOVOS CAMINHOS

Com apenas 18 anos, decidiu se aventurar no empreendedorismo ao abrir, junto com a namorada da época, uma escola de dança. O negócio prosperou inicialmente, mas não resistiu ao aumento do aluguel. A mudança de endereço reduziu a clientela e levou ao fechamento da escola — sua primeira quebra. Determinado a seguir, Beto migrou para o mundo corporativo. Foi aprovado como analista de treinamento e desenvolvimento na Fujioka, tradicional rede de tecnologia do Centro-Oeste. A contratação, após um processo seletivo desafiador, transformou sua trajetória: em apenas três meses, tornou-se o mais jovem supervisor regional da empresa, aos 23 anos. Dois anos depois, voltou ao caminho do empreendedorismo.

DA TELEFONIA AO SEGUNDO FRACASSO NO VAREJO

No Rio de Janeiro, enfrentou dificuldades, mas logo retornou a Brasília, onde entrou para a operação da Claro. Em poucos anos, cresceu até o cargo de diretor regional. O desafio foi grande: apesar de sempre atingir as metas, nunca recebia os bônus. Investigando os processos, descobriu falhas graves e reverteu os números da companhia. Sob sua gestão, a operação passou a representar 15% de toda a telefonia pré-paga do Centro-Oeste.

Com a rescisão da Claro, apostou novamente em uma escola de dança, desta vez em um shopping de Brasília. Mas o destino reservava uma surpresa: a pandemia. Um mês após a inauguração, o negócio precisou fechar. Nesse período, Beto se divorciou, perdeu quase tudo e se viu com o nome negativado, apenas R$ 750 na conta e um iPhone 7 quebrado. Mesmo assim, continuou estudando e investindo em conhecimento. Um curso no G4 Educação o fez acreditar que poderia estar no mesmo nível dos grandes nomes que admirava.

O NASCIMENTO DA 5G COMPANY

Foi em 2021, em um evento de mentoria em Brasília, que a virada aconteceu. A linguagem rebuscada não fazia sentido para ele, que decidiu compartilhar sua própria história com o público. Ao fim, recebeu um pedido de orientação de um casal de dentistas. Sem nunca ter feito algo parecido, cobrou R$ 1.500 pela mentoria. Em apenas três meses, os clientes passaram de um faturamento de R$ 12 mil para R$ 140 mil. Esse primeiro case abriu portas para que outros empresários buscassem seu apoio.

Richard Stad, CEO da Aramis (Beto é Embaixador da Aramis no Brasil)

A rede cresceu rápido, com conexões em várias capitais do Nordeste e parceiros estratégicos como Daniel Fagundes, de Salvador, e Breno Rodrigues, do Recife. Foi nessa jornada que Beto conheceu grandes nomes do ecossistema empresarial, como Richard Stad, CEO da Aramis, e Johann Müller, do Go Further Group, hoje aliados e parceiros de negócios.

Felipe Hatab (Ex-CMO Stone e Dir. Marketing AMBEV)

ESTRUTURA, EXPANSÃO E IMPACTO

Atualmente, a 5G Company atende mais de três mil clínicas e consultórios em todo o Brasil, reúne 147 membros ativos, conta com escritórios estruturados em Fortaleza e São Paulo e uma equipe de 40 pessoas. O hub promove eventos de networking, imersões mensais e programas de capacitação em marketing e vendas para profissionais de saúde. Entre as iniciativas de destaque está o Evolve, encontro que reúne 300 médicos e dentistas selecionados. “Nosso crescimento é acelerado, dobramos de tamanho a cada seis meses. Não quero ser o maior, mas sim o mais relevante e eficiente”, reforça Beto.

CONEXÕES ALÉM DA 5G

O empresário também ocupa uma cadeira no board do G4 Scale, programa de formação da G4 Educação, é advisor e sócio do Go Further Group, que soma mais de 5 mil clientes em seis países, e faz parte do Complexo Vivaz, clínica de alta performance em Fortaleza.

O MÉTODO 5G

A experiência acumulada deu origem ao Método 5G, baseado em pilares de gestão inspirados nas ideias de Andy Grove, ex-CEO da Intel. Os cinco “Gs” são:

Planejamento – visão estratégica e otimização de tempo;
Gerenciamento – análise de dados e execução precisa;
Gente – cultura e contratações acertadas;
Ganhos – marketing, vendas e crescimento;
Garantias – sustentabilidade, finanças e reputação.

Alfredo Soares (G4 Educação)

FILOSOFIA DE VIDA E LEGADO

Para Beto, errar é parte inevitável do processo de quem age. “Só erra quem tenta. Se algo não deu certo, eu mudo e sigo em frente. Não tenho compromisso com o erro”, resume. Sua rotina é intensa: entre São Paulo e Fortaleza, dorme em média quatro a cinco horas por noite. O objetivo é claro — oferecer um futuro melhor para sua família e quebrar ciclos de dificuldades que marcaram sua história.

“Eu sei que minha dedicação cobra um preço alto de quem amo, porque raramente paro. Mas tenho uma missão: gerar impacto, transformar vidas e construir relevância”, conclui o empresário que já se tornou referência em resiliência, gestão e inspiração.

SERVIÇOS:

@betoquintao

@5g.company

 

 

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