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Audaces faz transição de CEO e vai investir R$ 1 bilhão em seis anos mirando expansão global

Audaces faz transição de CEO e vai investir R$ 1 bilhão em seis anos mirando expansão global

Multinacional ítalo-brasileira desenvolve estratégias e soluções  tecnológicas para acelerar expansão internacional e liderar transformação digital no setor; empresa tem 20 mil clientes em mais de 70 países

Magner Steffens, Ricardo Cunha, Claudio Grando e Matheus Fagundes

A multinacional ítalo-brasileira Audaces, sediada em Florianópolis (SC) e especialista em tecnologias para as indústrias têxtil, de moda e confecção, anuncia avanços em seu plano de gestão de 2024 a 2030, mirando acelerar sua expansão internacional e ser referência mundial em multiplataforma para criação 5.0, produção e vendas. A companhia também está empenhada em conquistar 70% do market share global como criadora e desenvolvedora de soluções inteligentes e autônomas para a indústria 4.0 na moda, igualando o percentual de participação de mercado que já possui nas Américas. Atualmente, a empresa conta com mais de 20 mil clientes em mais de 70 países. 


A Audaces confirma investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em seis anos, que permeiam as áreas de P&D, marketing, novos canais, RH e expansão de market share.

Com três décadas de atuação e crescimento médio de 30% ao ano, a empresa sediada em Florianópolis e Palhoça (SC, Brasil), e em Rovereto (Trento, Itália), projeta duplicar seu faturamento ano após ano até 2030. No período, a intenção é alcançar uma participação de receita distribuída de 60% dos negócios provenientes das Américas e 40% originados na Europa e Ásia. Após 2030, a perspectiva é de inverter essa ordem de posição progressivamente, com auxílio da expansão do modelo de franquias e distribuidores internacionais e aquisição de novos negócios.

O novo momento começa com uma transição importante de liderança. Co-fundador da Audaces e à frente da gestão da empresa na última década, Claudio Roberto Grando deixa a cadeira de CEO para assumir a presidência do Conselho Administrativo junto com os demais sócios da companhia. Em seu lugar, assume como CEO da Audaces nas Américas o executivo Matheus Diogo Fagundes, que vinha sendo preparado para a sucessão enquanto era vice-presidente de Vendas e Marketing.

Já vigente, a nova composição começou a ser estruturada há cinco anos, quando os sócios entenderam que deveriam fortalecer as gestões do conselho e da empresa para perpetuar o legado da Audaces e garantir seu crescimento futuro de forma sustentável.

Claudio Roberto Grando, diz que a empresa sempre empregou boas práticas de governança e a transição de cargos foi muito bem planejada. Com isso, a sucessão é uma oportunidade para que novos líderes se concentrem na execução da estratégia de crescimento, enquanto o conselho ganha reforço para criar novos direcionamentos e objetivos de longo prazo.

Preservação de legado e internacionalização ganham destaque

Cláudio Grando afirma que as políticas de ESG são prioridade, sobretudo em dois dos valores da empresa: “colaboração, no qual valorizamos parceria, cooperação, habilidades individuais e respeito às diferenças; e, resultados, em que trabalhamos com disciplina para atingir metas e o nosso lucro é justo e representa a valorização do nosso desempenho. Assim, formamos um time de líderes alinhados com os propósitos da Audaces e que, hoje, estão capacitados para estarem à frente de mais um grande ciclo de crescimento”.

Com 20 anos de experiência em moda e tecnologia com negócios em mais de 30 países, Matheus Diogo Fagundes, terá a companhia de Ricardo Cunha, fundador e CTO da Audaces, e de Magner Steffens, CEO da Audaces para os mercados da Ásia, África e Europa, para apoiar nas decisões executivas da empresa.

“A Audaces, nossos mais de 300 colaboradores e os parceiros franqueados e distribuidores em todo o mundo impactaram o mercado de confecção e moda sob a liderança do Grando. Em 32 anos, a empresa ganhou relevância por meio de inovação constante, diversificação de portfólio, aumento das vendas e reconhecimento de marca. Estou entusiasmado em apoiar o desenvolvimento de líderes globais, manter o legado dos valores da empresa e continuar o forte crescimento dos últimos anos”, afirma o novo CEO.

“Estou grato por chegar em uma posição onde posso criar oportunidades para ampliar a participação da Audaces no cenário internacional, tornando-se referência mundial em plataforma tecnológica para o mundo da moda”, completa Matheus Fagundes.

Para expandir os negócios e promover o sucesso do cliente por meio de serviços confiáveis, a Audaces planeja alavancar investimentos em P&D e desenvolver e entregar novas soluções que gerem valor para o setor. Além disso, a estratégia de crescimento visa atuar em novos segmentos que estejam conectados com a cadeia da moda e buscar parcerias que aproximem cada vez mais a empresa dos seus consumidores.

Dentre as ações previstas está o lançamento de sistemas embarcados com tecnologia de Inteligência Artificial (IA); plataformas imersivas e de realidade virtual para criação e aprovação digital de peças de vestuário; software de gestão integrado de desenvolvimento de produtos “end to end”; e multiplataforma conectada com sistemas para gestão, criação, desenvolvimento, produção e venda. A companhia também espera fortalecer o projeto “AudacesLab”, focado na aceleração de novos negócios.

Hoje, a cartela de clientes da Audaces reúne empresas e estilistas de impacto, como Patrícia Bonaldi, Grupo Somma (Animale, Farm, Maria Filó), Morena Rosa Group (Morena Roda, Iódice, Morena Rosa Beach), Fakini, LATAM (Cia aérea), Rede Globo, Renner, Mormaii, Água de Coco, Dimy e C&A.

Ideia gerada em sala de aula deu origem à multinacional

A história de sucesso da Audaces nasceu em 1992 em um dos principais polos da indústria têxtil no país, o estado de Santa Catarina. Tudo começou quando os empreendedores Claudio Grando e Ricardo Cunha ainda eram graduandos do curso de Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na época, eles já tinham como propósito buscar uma maneira inovadora de aplicar o conhecimento adquirido na faculdade e que pudesse transformar vidas e empresas.

O primeiro passo foi criar do zero um software para otimizar corte de chapas de madeira voltado à indústria moveleira, também com forte impacto econômico estadual. Dali em diante, os sócios perceberam que havia grande similaridade nos desafios enfrentados pelo setor moveleiro com o setor de confecções de moda. Assim, nasceu a primeira solução fácil e intuitiva para a indústria fashion no Brasil e no mundo que, com o tempo, ganhou a companhia de tecnologias certificadas pela indústria 4.0 e que são fáceis de aprender, usar e manter, acelerando as etapas de criação, design, produção e vendas no mercado da moda.

A evolução e demanda dos produtos e serviços da Audaces fez com que, mesmo sem investimentos externos, a empresa iniciasse sua internacionalização a partir de 1996 e, em 2017, consolidasse o processo com a instalação de uma sede internacional, em Rovereto, em Trento, na Itália.

“Mais de 60 mil profissionais têxteis e da moda utilizam nossas soluções diariamente. O segredo do nosso sucesso é que somos parceiros e facilitadores: sabemos que cada cliente tem um desafio e por isso oferecemos soluções que se adaptam a necessidade de cada um deles”, sinaliza Matheus Fagundes.

As máquinas da Audaces são integradas e permitem uma comunicação fluida entre membros da equipe, monitoramento em tempo real de dados de desempenho de produção e uso eficiente dos recursos, ao mesmo tempo que reduz ao mínimo o desperdício. “Nosso maquinário, que inclui plotters, enfestadeira e máquinas de corte 4.0, oferece precisão com total segurança, com software exclusivo para planejar, controlar e gerenciar a produção em tempo real”, afirma Matheus Fagundes.

As soluções contemplam, por exemplo, a Audaces360 — única plataforma no mundo que conecta desde a área de vendas até a produção em um único ambiente; a Sala de Corte 4.0, desenvolvida com tecnologia própria e de ponta; e a Audaces Attiva, que tem capacidade de gerar a mudança no “mindset” e na forma como se pensa a criação de moda globalmente.

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