As calorias do vinho: engorda ou não engorda?

Sem excessos, vinho é um alimento saudável para o corpo e a “alma”

As calorias do vinho: engorda ou não engorda?

Sem excessos, vinho é um alimento saudável para o corpo e a “alma”

Verão, férias, viagens, comemorações e agora o Carnaval. Haja dieta para ficar em forma! E aí vem a dúvida: vinho engorda ou não engorda? A resposta é: depende da quantidade ingerida, do tipo de uva, do teor alcoólico, dos tira-gostos e refeições que  acompanham a bebida, dos hábitos saudáveis de praticar atividade física, entre tantos fatores.

 Como tudo na vida, moderação é a palavra-chave. Não é preciso deixar de apreciar um bom vinho, que faz toda a diferença em qualquer ocasião, especialmente no caso dos espumantes e vinhos secos sejam brancos, rosès ou tintos. 

Apesar do vinho não conter gorduras, a bebida é produzida a partir da uva, que contém frutose, explica o gerente de varejo e somellier da Casa Rio Verde, Renato Vinhal. Na fermentação, a maior parte do açúcar da fruta é convertido  em álcool, mas parte dele permanece (residual).

Além disso, o álcool também contém calorias – 7 por grama, o que totaliza em média cerca de 120 a 130 calorias por taça de vinho comum (150 ml).  Uma garrafa contém 750 ml, ou seja,  5 taças. 

Seguem algumas dicas da importadora de vinhos premium Casa Rio Verde (www.casarioverde.com.br):

- Quanto mais  alcoólico o vinho, maior o número de calorias.  

- Confira a descrição do vinho na garrafa. Os vinhos “secos” têm geralmente 10 gramas de açúcar por litro.  Já  os vinhos "doce" ou de sobremesa têm, em média, mais de 30 gramas por litro e teor alcoólico entre 16%  e  20%, somando entre  200 e 300 calorias por taça (90  ml).

-  Espumantes são sempre uma boa opção, mas observe a classificação e dê preferência para os bruts no caso de dietas de restrição de açúcares: Nature — de 0 a 3 gramas de açúcar por litro;   Extra  — 3 a 8 gramas de açúcar por litro;  Brut — 8,1 de 15 gramas de açúcar por litro;  Sec— 15,1 a 20 gramas de açúcar por litro;    Demi-Sec — 20,1 a 60 gramas de açúcar por litro;   Doce — 60,1 a 80 gramas de açúcar por litro.

- O açúcar do vinho é natural, assim como dos grãos, laticínios, verduras, portanto saudáveis, com exceção dos casos de restrição alimentar.

-  Procure reduzir os tira-gostos e evitar os carboidratos na hora de degustar, optando por pratos mais leves como saladas, peixes, queijos magros. Vinhos são altamente gastronômicos  e acompanham bem uma refeição.  Por isso, se tiver que fazer uma opção deixe para tomar seu vinho na hora do almoço ou jantar.

-  Estudos recentes mostram que o vinho tinto pode ajudar numa dieta de queima gordura.. Artigo publicado pela Purdue University (indiana EUA)  mostrou que o polifenol piceatanol do vinho bloqueia a formação de células adiposas. Outras pesquisas sugeriram que o resveratrol tem propriedades semelhantes de bloqueio de gordura.Estudos da Universidade Estadual de Oregon mostram que o  ácido elágico, um composto de vinho tinto, pode diiminuir o acúmulo de gordura no fígado. (Dados da Wine Spectator).

-  E a cerveja? Em média, um copo de cerveja (300 ml) tem 150 calorias. Mas, o problema está na quantidade ingerida, e nesse caso não dá para negar que toma-se  muito mais cerveja do que vinho.

Uma coisa é certa: com moderação o vinho é um grande alimento para o corpo e a alma.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!