ACATE lança plataforma para medir nível de inovação das empresas

Lançamento - Crédito: Fabrício de Almeida, da Imagem e Arte

ACATE lança plataforma para medir nível de inovação das empresas

Por meio de análise de dados, Innoway permite identificar a maturidade da companhia em cultura de inovação, além de apontar caminhos para avançar

Já imaginou uma empresa que incentiva os colaboradores a exercer a criatividade, por meio da liberdade e autonomia, para transformar a forma de fazer negócios? Uma companhia que esteja aberta à experimentação, de forma que os erros cometidos sejam tolerados e se tornem aprendizados? Essas características podem indicar que a empresa tem uma cultura de inovação consolidada. Identificar o nível de maturidade e verificar pontos para serem aprimorados nesta cultura é um dos objetivos do Innoway, uma plataforma de inteligência digital lançada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em parceria com a Modo8, durante o Startup Summit 2021. 

“Esse trajeto rumo a uma cultura de inovação consistente é fundamental para que as companhias atinjam um desempenho maior e tornem-se ainda mais competitivas, com protagonismo no cenário nacional e internacional. Além disso, certificar que a empresa tem um nível de maturidade alto nesse quesito é mais um diferencial importante na hora de atrair talentos, investidores ou concretizar negócios e parcerias”, reforça o presidente da ACATE, Iomani Engelmann.

Com o auxílio dessa ferramenta de diagnóstico e orientação, as empresas poderão identificar falhas, conhecer deficiências da equipe, aprimorar processos, comparar-se a outros players do mercado e traçar planos para torná-las mais ágeis, competitivas e inovadoras. 

O processo de diagnóstico do Innoway começa a partir de uma pesquisa online com líderes e colaboradores da companhia. Por meio de inteligência digital e análises de experts, a plataforma avalia 170 atributos. Após o cruzamento de dados, a ferramenta permite fazer 28 mil correlações e apontar um diagnóstico personalizado. Depois de apenas cinco semanas, são apresentados os resultados, com o nível de maturidade da companhia nesta área, além de dados para a gestão de uma cultura de inovação de sucesso e pontos para evoluir de patamar. 

“Estabelecer uma cultura de inovação tem como objetivo valorizar e melhorar a vida dos colaboradores, garantir adaptabilidade em um mercado competitivo, conduzir a organização à longevidade e gerar riquezas, oportunidades, além de soluções para os problemas. Todas as pessoas são aptas a inovar, não apenas um time ou uma equipe, por isso é essencial observar as necessidades dos colaboradores, da comunidade e do ambiente em que a indústria se insere”, reforça Daniel Alves, CEO da Modo8 e um dos idealizadores do Innoway.

ArcelorMittal avança com ferramenta 

A plataforma tem uma metodologia exclusiva e já conta com sete projetos em andamento entre as corporates do LinkLab. Uma das companhias foi a ArcelorMittal, case apresentado durante o Startup Summit 2021, evento realizado pelo Sebrae e ACATE nos dias 14 e 15 de outubro. O Innoway foi aplicado na ArcelorMittal Vega, unidade em São Francisco do Sul (SC). Na escala de maturidade em cultura de inovação, a siderúrgica ficou no nível avançado, apenas um abaixo do mais alto (fluente). Caso seja avaliada nestes dois níveis mais elevados, a empresa recebe o Selo ACATE Innoway, o que pode auxiliar na atração de talentos, por exemplo. 

“Com o diagnóstico, podemos nos preparar melhor para esse mercado diante de tantas incertezas. A gente só controla aquilo que a gente mede, então foi fundamental mensurar nosso nível para saber onde estamos e como avançar”, afirmou Lincoln Rezende, gerente de Inovação Digital da ArcelorMittal, durante o painel do Startup Summit 2021.

Por meio de inovação aberta, através do Linklab,  a companhia foi conectada a uma startup que utilizará inteligência artificial para mapear novas áreas e oportunidades de atuação para a siderúrgica, para assim aumentar seu desempenho  e avançar ainda mais em sua cultura de inovação. 

Como participar

As empresas que queiram fazer uma avaliação no Innoway podem entrar em contato pelo email modo8@modo8.me. Além disso, é possível fazer um diagnóstico inicial em uma versão gratuita da ferramenta, disponível neste link https://innowayfree.questionpro.com/ ou acessar um e-book, também gratuito, sobre cultura de inovação neste link <https://sc.acate.com.br/ebook-cultura-de-inovacao-esg>.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!