Sucesso S/A

Sua revista de negócios

Newsletter:

Nome:
E-mail:
  » Enviar

Edições

« Edição: Fevereiro 2010 - Ano7 Nš 74

ATLETA DE SUCESSO

Atleta sem limites

Matheus Rheine Corrêa de Souza é um jovem atleta paraolímpico, que mesmo com a pouca idade possui um currículo vitorioso. Uma das últimas conquistas do nadador brusquense foi a quebra do recorde brasileiro na modalidade 400 metros livre na 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Paraolímpico de Natação, realizada em novembro, em Porto Alegre. Além do ouro, o atleta conquistou ainda uma medalha de prata nos 100 metros livre e disputa a categoria S11, que reúne deficientes visuais.
Deficiência que é apenas mais um desafio na vida de um atleta constantemente em busca de vitórias e que muitas vezes enfrenta adversários mais velhos. Matheus é filho de Roseli Maria Corrêa, nasceu prematuro e sofreu uma retinopatia da prematuridade grau 5 e mais tarde um glaucoma, o que o levou à deficiência visual. Começou a frequentar a natação aos três anos de idade devido a problemas respiratórios, mas foi em 2007 que partiu para as competições. Logo no início da carreira, conquistou três medalhas de ouro na 2ª Edição das Paraolimpíadas Escolares, em Brasília. Nos Jogos  Paradesportivos    de    Santa  Catarina (Parajasc), em 2008, fo-ram mais três medalhas de ouro.
Para o pai do atleta, José Luis Rheine, as conquistas são a realização de um sonho do filho e retratam um momento muito crescente na carreira esportiva. José  é  também  tapper, técnico que orienta o nadador no momento da virada na piscina com ajuda de um bastão. Às vezes se surpreende com os resultados, já que Matheus tem vontade de cada vez mais melhorar o desempenho nas competições. Após a conquista do recorde nacional, o atleta já projeta a quebra do recorde mundial, o que vai necessitar muito trabalho e dedicação nos próximos anos.
Para obter esse desempenho, são necessários treinos diários, cerca de duas horas, de segunda a sexta-feira, com o professor Armando Bay Vasquez, na Academia Extreme/Abain, onde passou a treinar no ano passado. Dedicação também fora da piscina com treinos funcionais e musculação, três vezes por semana, com o professor Rogério Branco, maior recordista de medalhas da natação do estado, e ainda em atividade. São exercícios físicos voltados especificamente para a prática da natação. Os treinadores destacam que o nadador amadureceu muito com a participação em competições de renome e que o futuro é promissor, já que o jovem gosta do esporte e é um atleta multitécnico.

PREPARAÇÃO PARA
DISPUTAS INTERNACIONAIS

Matheus   já   integrou   o   projeto  Transcender/Botuverá, que criou oportunidades para vários atletas,  e  representou  Santa Catarina em eventos em grandes centros,  como  São  Paulo,  no  Campeonato Paradesportivo Escolar Brasileiro, organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro. Além disso, já esteve no exterior, conquistando medalhas nos Jogos Mundiais da Juventude, nos Estados Unidos. E estar em Londres em 2012, nas Paraolimpíadas, é um grande sonho do atleta.                      >>
Este ano foi convocado pelo  Comitê Paraolímpico Brasileiro para a seleção permanente de natação paraolímpica. Entre os planos, o nadador pretende conquistar também o índice nas etapas do Brasileiro de Natação e no somatório do ranking, estar entre os classificados para o Campeonato Mundial de Natação Paraolímpica, que vai ser disputado esse ano na Holanda.
"O Matheus com todo esse sucesso na carreira tem espaço e conta com parceiros interessados em fazer parte desta história, e com o futuro promissor em nível mundial de representar o Brasil com  medalhas e recordes", afirma José.
Todas as conquistas e competições são passos na preparação para mais um sonho. Matheus está em busca de experiência para não só conquistar uma vaga, mas estar entre os   favoritos   nas   Paraolimpíadas   do   Rio  de  Janeiro, em 2016. O atleta estará com pouco mais de 20 anos e se o desempenho continuar crescente, será o auge da carreira.
Crescimento que Matheus conquista diariamente, superando desafios comuns a qualquer pessoa em busca de sonhos. O jovem conclui este ano o Ensino Médio e pretende continuar os estudos na área da Informática ou Educação Física.

» Galeria de fotos

» Mais destaques