Sucesso S/A

Sua revista de negócios

Newsletter:

Nome:
E-mail:
  » Enviar

Edições

« Edição: Setembro 2009 - Ano6 Nº 69

Gestão

National Starch expande produção de amidos especiais

Um  dos  desafios  da  administração   da  unidade  fabril  da  National Starch em Trombudo Central é a implantação de um grande projeto por ano. Em 2009 não foi diferente. A companhia concluiu o Thunder II, uma série de investimentos em infraestrutura, equipamentos e mão-de-obra que resultou no aumento de 40% da capacidade de produção da linha de amidos especiais. Estes produtos são ingredientes que dão textura e mantém a qualidade de alimentos preparados, congelados, resfriados e lácteos.
“Esta linha vai atender o mercado em expansão que já temos hoje e também a demanda que projetamos para os próximos três a cinco anos”, afirma o  diretor  industrial  da  companhia,  Nelson Camargo Filho. A National atua, essencialmente, com a produção de amido modificado a base de mandioca e milho destinado à indústria alimentícia nacional e global.
Para a expansão da linha de amidos especiais, implantada em 2004, a companhia investiu em infraestrutura. Foram instalados tanques de tratamento de amido, modificações no ar comprimido e todo o suporte moderno e computadorizado para os processos. As inovações garantem confiabilidade para a produção em série e segurança para os operadores. “Fizemos também um sistema de tratamento próprio para a autosuficiência em água com a qualidade que é requerida”, explica Nelson.
As inovações da National têm como objetivo manter a qualidade e unidade dos produtos para o mercado em nível global. A linha de produtos em expansão será primeiramente destinada aos clientes no Brasil. “Esses produtos, prioritariamente, serão fornecidos para o mercado local, mas também vamos abastecer toda a América Latina, principalmente Argentina e Chile”, destaca o diretor.
Os investimentos terão impacto positivo também em Trombudo Central. De acordo com o diretor, na medida em que fábrica aumenta a produção é detectada a necessidade de aumentar o quadro de colaboradores. Com o desenvolvimento de novos comércios, a arrecadação de impostos e a contratação de serviços terceirizados, como o transporte, também são fomentadas.

DOIS MILHÕES DE DÓLARES PARA O THUNDER II

Este foi o investimento da National Starch no projeto aprovado pela companhia dos Estados Unidos em novembro do ano passado. Para a implantação do Thunder II, foi necessária a capacitação de colaboradores. “O treinamento não foi só operacional, mas principalmente sobre os aspectos de segurança que estão envolvidos na ampliação da linha de produção”, explica Nelson.
O cuidado com o colaborador é um dos pontos prioritários na companhia, tanto que completaram-se dez anos sem acidentes  de  trabalho  com  afastamento.  Para  a  direção  da  National, os benefícios e a valorização do funcionário expressam uma visão de gestão com responsabilidade e resultam em benefícios no contexto geral da produção.
O projeto passou por cinco revisões de segurança. Quatro delas já foram aplicadas e a última será realizada após um certo período de funcionamento da produção. Será uma etapa para verificar todos os aspectos de segurança, engenharia, operação, manutenção, procedimentos emergenciais, rotineiros, de início e parada de fábrica.
A companhia mantém também o cuidado com o meio ambiente. De acordo com Nelson, no aspecto de sustentabilidade a National se mantém à frente das medidas de preservação exigidas para a emissão de substâncias líquidas, sólidas ou gasosas. “Ou seja, não estamos causando nenhum impacto adicional ao meio ambiente”, garante o diretor da companhia.
A direção da National continua confiante com a região para assumir novos desafios. “Esperamos conseguir repetir o sucesso que tivemos em anos anteriores em novos projetos”, finaliza Nelson.

Informações: www.nationalstarch.com

» Galeria de fotos

» Mais destaques