Salvador

Salvador

Salvador

Oi viajantes,

Primeiramente gostaríamos de nos apresentar: somos a Viagge Tur (@viagge.tur), uma agência de turismo 100% online que está a disposição para te levar para qualquer lugar do mundo.

Nós buscamos sempre o melhor para nossos viajantes, seja em hospedagens, passagens aéreas, roteiros, cruzeiros e muito mais. Estamos sempre buscando novos destinos e por preços acessíveis para todos.

Nossa equipe é especialista em viagens, sendo que nosso agente Johny Cani Martins (@johnymarcani) já visitou 40 países e nossa agente Rafaella Zanis (@rafaellazanis) está chegando nos 20 países visitados.

Em nossa agência vocês irão ter todo o atendimento necessário para que sua viagem seja inesquecível, estamos preparados para fornecer e realizar as melhores viagens de suas vidas.

À convite da Revista Sucesso S/A, teremos uma coluna por aqui, onde iremos trazer um conteúdo atualizado com muitas dicas, novidades e roteiros dos destinos mais procurados e também dos que ainda não são muito explorados.

Como estamos em época do Carnaval, escolhemos trazer para vocês um pouco mais sobre uma das cidades mais procuradas nessa época: Salvador.

Salvador, apesar de muito famoso pelo seu Carnaval, também é visitado em todas as épocas do ano pelos turistas de todos os lugares do Brasil, a cidade é conhecida por ser um museu vivo da nossa história.

Salvador é composta por uma mistura de credos e etnias, pois a Bahia é repleta de gente alegre e muito receptiva. A cultura baiana possui traços únicos se destacando na culinária, arquitetura e expressões artísticas diferenciadas.

O que fazer em Salvador e quais são seus principais pontos turísticos

Não tem como falar de Salvador sem citar o seu centro histórico e o famoso Pelourinho, que são compostos por diversos edifícios antigos da cidade, são passeios imperdíveis em Salvador, e com certeza devem estar no seu itinerário. Já que Salvador foi fundada em 1549, ela acabou se tornando a primeira capital do Brasil, por possuir a maior área de extração do pau-brasil, por isso é lá que vocês irão respirar a história do nosso país, já que foi em Salvador que se originou o Brasil, andando pelas ruas vocês irão poder visitar igrejas, como a Igreja e Convento de São Francisco

Quem nunca ouviu falar do Elevador Lacerda? é ele que liga a Cidade Alta e a Cidade Baixa, onde custa apenas R$ 0,15 (quinze centavos) para subir ou descer… e a vista do mirante lá em cima é maravilhosa conforme podem ver pela imagem abaixo:

Logo abaixo em frente ao elevador fica o Mercado Modelo (edifício amarelo na foto acima), que é conhecido tradicionalmente pela venda de souvenires  e  artesanatos locais, são passeios próximos que vale a pena colocar no roteiro.

Salvador é repleto de praias maravilhosas e o que não faltam são opções, desde a Praia do Porto da Barra até as praias um pouco mais afastadas, como a Praia do Forte e outras, o mar de lá é lindo, com águas cristalinas e com uma temperatura bem mais elevada e quente que as águas do nosso Sul.

O pôr-do-sol em Salvador é indescritível e uma atividade simples, para tornar esse momento ainda mais gostoso é possível reservar um espaço na Ribeira, um bairro boêmio de Salvador, vê-lo do mirante do Elevador Lacerda ou no Solar do Unhão, um conjunto arquitetônico que hoje abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia.

A gastronomia baiana não pode ficar de fora do roteiro, onde é imperdível provar os mais famosos acarajés (comida típica baiana) do estado: os de Dinha, Cira e Regina. Difícil será escolher qual é o mais gostoso.

Agora se o objetivo da viagem for festa, nada melhor do que viajar para Salvador durante o Carnaval, quando o axé e os trios elétricos tomam conta das ruas da cidade.

Hotéis em Salvador e onde se hospedar

O que não faltam em Salvador são hotéis e principalmente Resorts. Quem busca conhecer mais a cultura local se hospedar no centro histórico e no Pelourinho é a melhor opção, mas o Rio Vermelho também é um bairro muito bem localizado e que permite mobilidade fácil para diferentes destinos na cidade. 

No Centro da cidade as opções de hotéis mais novos e bem avaliados são o Fera Palace Hotel e o sofisticado Hotel Fasano Salvador. Em Ondina, outro bairro bem localizado da cidade, tem o Vila Galé Salvador, o qual possui um belo visual voltado para o mar. Já no Rio Vermelho, o Ibis Salvador Rio Vermelho é uma ótima opção para quem busca algo com bom custo-benefício.

Existem a opção de se hospedar em diversos resorts próximos a Salvador, como o Iberostar da Bahia e  o Iberostar Praia do Forte, os resorts da Costa do Sauípe, e o elegante Tivoli Ecoresort Praia do Forte. Essas acomodações são opções com infraestrutura própria repleta de piscinas e afazeres, justamente para quem quer realmente aproveitar as facilidades do próprio resort, curtir suas refeições e o modelo all inclusive (onde todas as refeições e bebidas são á vontade e de forma ilimitada para seus hóspedes).

Praias para conhecer em Salvador

As praias de Salvador não podem faltar no roteiro, pois temos certeza que ao menos uma delas irá ganhar seu coração. Em Salvador é possível verificar que em algumas de suas praias se concentra um percentual maior do público jovem, já em outras são perfeitas para crianças, com a formação de piscinas naturais. 

Algumas das praias mais conhecidas da região central da cidade estão a Praia do Porto da Barra, a Praia do Farol da Barra, geralmente com mar mais calmo e sempre lotadas no verão, além de Ondina, e a Praia do Buracão, mais vazias e reservadas, mas com ondas mais fortes. Já as praias mais afastadas do centro, estão algumas como ItapuãFlamengoStella Maris e a Praia do Forte (conhecida por seus enormes Resorts) que são ótimas opções, com bastante espaço e formação de piscinas naturais.

Ilha dos Frades, Morro de São Paulo e destinos próximos a Salvador

Outra opção para quem deseja conhecer Salvador também é os destinos vizinhos da capital, os quais possuem ótimas praias e pontos turísticos mais exóticos, onde será possível ter ótimos momentos de relaxamento na beira do mar, dentre eles está o Morro de São Paulo, que tem praias para quem quer tanto agito ou paz e sossego. Outra opção é a Ilha dos Frades, uma das ilhas da Baía de Todos os Santos e que rende um ótimo passeio de barco bate-volta com suas praias sem aglomeração e águas cristalinas e quentes para mergulho.

Como chegar em Salvador?

A principal forma de chegar à capital baiana é através do Aeroporto Internacional de Salvador (SSA) o qual foi reinaugurado e modernizado. Esse aeroporto recebe voos das principais cidades brasileiras e também de alguns destinos internacionais, sendo que está a cerca de 30 km do Farol da Barra.

Outra opção para quem deseja conhecer Salvador também são os Cruzeiros, os quais possuem a cidade como uma das rotas e saem de diversos portos do Brasil, mas vamos deixar para falar sobre isso em um post exclusivo de cruzeiros.

Quando ir para Salvador?

Conforma já falamos, Salvador é uma cidade procurada o ano inteiro, justamente porque é um destino onde faz calor em todas as épocas e estações do ano, sem dias considerados como frios e gelados. Claro que a alta temporada na cidade acontece durante o verão e especialmente na época do Carnaval (fevereiro), quando a festa dos trios elétricos dominam a cidade. Porém, se quiserem evitar as chuvas, procurem não viajar entre abril e julho, que é considerada a época mais chuvosa, mas o benefício de ir nessas datas são os preços menos elevados e a menor quantidade de turistas na cidade.

Falando sobre o clima e a temperatura, a melhor época para viajar a Salvador é entre dezembro e o carnaval, porém é a época em que a cidade estará mais cheia e os preços mais elevados, pois é justamente durante o verão em que a cidade recebe mais turista.

Além do clima mais estável com dias de céu azul e ensolarado na maior parte do tempo, é durante a estação mais quente do ano em que as festanças mais tradicionais acontecem em solo soteropolitano. Ou seja, é uma rara oportunidade de organizar um roteiro com tudo o que se tem direito: praias, pontos turísticos e comemorações.

Vale lembrar aqui que quem não gosta de lugares cheios, talvez, seja melhor abrir mão deste período e marcar a viagem a Salvador em uma época menos tumultuada.

Uma ótima dica para quem quer pegar dias mais ensolarados e menos tumultuados em Salvador é escolher o mês de março, já que nessa data o turismo dá um alívio e a chance de chuvas é bem baixa.

Outras opções de data para quem quer fugir do agito são os meses de agosto, setembro, outubro e novembro. A partir de agosto a chance de chuva diminui bastante e as condições climáticas já não são um grande risco para as suas férias. Portanto, esta também é uma das melhores épocas para ir a Salvador.

Além disso, com o tempo firme os preços são mais baixos que na alta temporada, sendo um bom momento para traçar um roteiro para cidades vizinhas. Podendo colocar no roteiro uma viagem de pelo menos 7 dias, considerando  conhecer também destinos que não estão tão distantes, como por exemplo, Morro de São Paulo ou Boipeba (mas evite os feriadões).

Se a única data possível para suas férias será nos feriados prolongados, foque o roteiro apenas na cidade de Salvador, pois os preços na capital não ficam inflacionados e a cidade costuma ficar mais vazia, haja visto que os turistas de outros estados e até mesmo os moradores locais costumam escapar para as ilhas.

As celebrações e festas em Salvador durante o verão

É no mês de dezembro que se iniciam várias festas e celebrações religiosas conhecidas como Festas de Largo. Mais do que festividades dentro de uma igreja, essas datas tem como marca registrada a presença de uma multidão pelas ruas da cidade exercendo a sua fé em todas as suas crenças e religiões.

Antes mesmo de virar o ano, no início de dezembro, as festas de Iansã e Santa Bárbara (04/12); e de Oxum Nossa Senhora da Conceição da Praia (08/12), inauguram a temporada de celebrações na capital do estado.

Já no final do mês é a hora do Ano Novo em Salvador. A virada do ano pode até não ser tão charmosa quanto em algum vilarejo do litoral sul da Bahia, porém, a animação também é garantida. E há um bônus: os preços são menos elevados que nas ilhas e outros cantos do litoral.

Pouco tempo depois, mais especificamente na segunda quinta-feira do ano que chegou, acontece a tradicional Lavagem do Bonfim (que é considerada a segunda maior manifestação popular do estado). No candomblé, essa data é dedicada a Oxalá.

A partir daí o astral carnavalesco começa a ditar o ritmo em Salvador. Porém, antes dos foliões caírem na rua, é preciso celebrar ainda as festas de Omolu e o Lázaro (28/01); e de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes (02/02), inclusive tivemos em Salvador nessa data e celebrações e nossa experiência ficará para outro post onde iremos contar um pouco mais.

Por fim, em fevereiro, ou meados de março, é hora da festa abre alas brasileira que ganha ainda mais destaque na capital baiana: o Carnaval.

Informações úteis sobre Salvador 

Estado: Bahia
População de Salvador: 2,9 milhões de habitantes
Aeroporto mais próximo: Aeroporto de Salvador (27 km do centro)

Gostou de Salvador e pretende visitar? Pode entrar em contato conosco para as melhores cotações através do nosso instagram @viagge.tur ou do nosso site www.viagge.com.br.

Estamos aguardando para lhe levar para Salvador ou qualquer outro destino nacional ou internacional.

Até a próxima!!

Equipe Viagge Tur

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!