NegóciosCases de Sucesso

Mueller comemora 74 anos de tradição e história

Mueller comemora 74 anos de tradição e história

Destacando sua forte conexão com as famílias, a tradicional marca de eletrodomésticos relembra o pioneirismo da empresa, que produziu e lançou a primeira máquina de lavar do Brasil, e os principais acontecimentos desses 74 anos que fortalecem sua trajetória desde Timbó para o Brasil e mais de 20 países

Valorizando o tempo das famílias brasileiras, a Mueller mostra em toda a sua trajetória como atender, com praticidade, as necessidades do dia a dia.

Comprometida com a missão de entender e facilitar a rotina das famílias brasileiras, a Mueller, que marcou a linha do tempo ao produzir a primeira lavadora de roupas do Brasil, comemora 74 anos de história e tradição. Com parque fabril localizado no município de Timbó, no Estado de Santa Catarina, e um portfólio de eletrodomésticos formatado para atender os segmentos de cozinhas e lavanderias, a marca relembra sua trajetória pautada pelo orgulho em ter contribuído não só com produtos de qualidade para os lares brasileiros, mas também com o desenvolvimento da cidade e de seus colaboradores.

O pioneirismo é uma das grandes marcas da trajetória da Mueller. Fundada em 1949 por Walter Mueller, a marca produzia inicialmente implementos e utensílios agrícolas. Sempre atento às necessidades da época, o Sr. Mueller descobriu a falta de eletrodomésticos no Brasil, sobretudo de lavadoras, em uma reportagem de revista. A partir daí, baseado nos modelos europeus, desenvolveu e produziu em 1951 a primeira máquina de lavar roupas industrializada do Brasil: a Pioneira.

Com a ajuda de um marceneiro, Walter Mueller desenvolveu a Pioneira a partir de uma estrutura de madeira, motor elétrico e algumas engrenagens. | Foto: Divulgação Mueller

Produzidas sob encomendas, a marca vendeu três lavadoras no seu primeiro ano de produção. No ano seguinte, conseguiu dobrar o volume e sete Pioneiras foram vendidas. Seguindo com o crescimento e a necessidade das famílias, em 1953 alcançou o número de 35 e, com o aumento das vendas nos anos seguintes, em 1958 a Mueller passou a se dedicar exclusivamente a produção de lavadoras.

Reafirmando o sucesso da marca, a imagem mostra um caminhão carregado de Pioneiras, em 1958. | Foto: Divulgação Mueller

Até 1978, a Mueller se dedicou apenas a produção da Pioneira e, expandindo o seu portfólio, neste mesmo ano desenvolveu e lançou uma nova versão da mesma máquina, desta vez produzida em plástico reforçado e fibra de vidro, uma combinação de matérias-primas que a tornaram mais leve quando comparada com a versão em madeira.

Produzida em fibra de vidro, a Mueller Plus passou a integrar o portfólio da Mueller em 1978. | Foto: Divulgação Mueller

A Mueller Plus, modelo que é produzido até hoje pela empresa, atualmente em polipropileno, possui os mesmos atributos da Pioneira, porém mais leve e com a mesma eficiência, para que o consumidor tenha a liberdade de movimentar e levar o eletro para onde quiser. Em 2019, o produto ganhou uma edição limitada da Linha Retrô Mueller.

Com design moderno, a Mueller sempre se apresentou para o consumidor como uma marca que reúne a excelência do design e a qualidade para tornar o lar ainda mais completo. | Foto: Divulgação Mueller

Mantendo o seu DNA inovador, a Mueller cresceu ainda mais e passou a produzir fogões em 2002. Com a expansão do parque fabril e o desenvolvimento tecnológico de sua linha de produção, a marca hoje conta também com a produção de cooktops e fornos elétricos, incluindo o Air Forno, primeiro forno elétrico com Air Fryer produzido no Brasil, que permite fritar sem óleo e fazer todas as tradicionais receitas de fornos elétricos em um único produto.

Air Forno

Outro grande marco na história recente da Mueller, em 2022, foi o lançamento do Air Forno. Unindo as funções de fryer e forno elétrico, o produto é o primeiro a ser desenvolvido e produzido 100% no Brasil. | Foto: Divulgação Mueller

Com rapidez de fryer e espaço de forno, o Air Forno Mueller é o primeiro a ser produzido exclusivamente no Brasil e representa uma verdadeira revolução no mercado de fritadeiras elétricas. Com design compacto, ele resolve um problema nas cozinhas: a falta de espaço e proporciona, ao mesmo tempo, capacidade para realizar receitas tamanho família.

O Air Forno e fritadeira Mueller possui isolamento térmico total, capacidade de 35 litros, porta de vidro duplo e interior esmaltado em total clean, um revestimento liso que não descasca e torna os momentos de limpeza muito mais práticos. Com as dimensões de 39 cm x 48 cm x 45 cm (altura, largura e profundidade, respectivamente), o Air Forno conta também com timer para o desligamento automático, cinco níveis de prateleira e acolhe bem assadeiras grandes com até 38 cm.

Além do Air Forno, todos os mais de 100 produtos presentes no portfólio da empresa se pautam no compromisso de resolver a vida dos consumidores, liberando mais tempo para suas vidas e famílias.

Rebranding Mueller

A mudança na marca se deve a sua modernização e novos objetivos mediante ao mercado brasileiro. | Foto: Divulgação Mueller

Reforçando a identidade que promoveu com os consumidores brasileiros ao longo de toda a sua trajetória e trazendo a memória da Pioneira para o novo logo da marca, a Mueller também passou por um processo de renovação de marca e anunciou uma nova identidade visual há um ano. Refletindo a sua evolução, o relacionamento de confiança e a forte presença de seus produtos nos lares de todo país, o rebranding reafirmou as principais características de seu DNA inovador e revitalizou sua marca com o objetivo de sinalizar para o mercado que está pronta para uma mudança de patamar com forte presença no mercado brasileiro de eletrodomésticos.

O logo da marca foi inspirado na Pioneira e é acompanhado pelo slogan: ‘Você de bem com o seu tempo’ |Imagem: divulgação Mueller

Com parque fabril de 66.025m² e 900 colaboradores, a logomarca da Mueller reflete um visual mais moderno e robusto – assim como a sua história é -, ao mesmo tempo em que ressalta a lembrança da trajetória da marca ao recordar as formas da primeira lavadora desenvolvida pela fábrica. Imersa nesse processo ao desenvolver produtos alinhados com as demandas do lar, a Mueller também reafirmou sua força na produção industrial nacional de eletrodomésticos.

Sobre a Mueller

A Mueller está há mais de 70 anos no mercado desenvolvendo eletrodomésticos para oferecer experiências agradáveis e memoráveis às pessoas, facilitando o dia a dia com muito estilo e elegância.

Com amplo portfólio, os produtos Mueller são inspirados na realidade dos brasileiros e vão desde a cozinha até a lavanderia. Fogões, fornos elétricos, micro-ondas de embutir, cooktops, coifas, lavadoras, tanquinhos, centrífugas e secadoras de roupa: no total, a marca soma mais de 100 produtos diferentes que aliam inovação, eficiência, design diferenciado, durabilidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente.

Além dos diversos pontos de venda no Brasil, a Mueller apresenta a opção de adquirir seus produtos direto de fábrica, localizada em Timbó (SC), através de seu e-commerce próprio. Expandindo as fronteiras, a empresa também exporta para mais de 20 países.

A marca faz parte do Grupo Mueller, composta ainda pela Hércules Motores Elétricos e a Thor Condutores Elétricos.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!