José Thomé vence prêmio nacional de Prefeito Empreendedor, do Sebrae

José Thomé vence prêmio nacional de Prefeito Empreendedor, do Sebrae

José Thomé vence prêmio nacional de Prefeito Empreendedor, do Sebrae

Premiação reconhece Rio do Sul como melhor projeto na categoria “Cidade Empreendedora”

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, recebeu na noite desta terça-feira (28) em Brasília (DF), o título nacional de Prefeito Empreendedor, conferido pelo Sebrae. Rio do Sul foi a campeã na categoria “Cidade Empreendedora – Região Sul”, uma das oito em disputa do concurso que envolveu cerca de 1,1 mil cidades de todo o país e tinha na etapa final, 182 concorrentes.

Apenas os finalistas em cada categoria por estado estiveram representados na etapa nacional realizada em Brasília. Em 2010, Rio do Sul já havia vencido a etapa catarinense e se classificado para a fase nacional do prêmio na categoria “Desburocratização” mas, na época, não foi a vencedora.

O Prêmio Prefeito Empreendedor busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios catarinenses e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública.

O prefeito Thomé recebeu o prêmio das mãos do diretor do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, e atribuiu a vitória a um trabalho integrado da equipe de governo e de todos os funcionários públicos municipais, junto com os parceiros do Sebrae/SC. “Desde 2017 planejamos e colocamos em prática o Programa Cidade Empreendedora e levamos a sério cada etapa. Vimos a evolução das políticas públicas e sobretudo dos indicadores econômicos mostrando que estávamos no rumo certo. A cidade de Rio do Sul é grata à parceria com o Sebrae e comemoramos muito esse título nacional que reconhece um trabalho contínuo e planejado”, explicou Thomé.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou que o prêmio vem crescendo cada vez mais e estimulando os gestores a buscarem capacitação e melhorias em seus municípios. “São ações do Sebrae que elevam muito a percepção e a visão do desenvolvimento municipal, trazendo a transformação e o entusiasmo necessários para dar uma vida nova às cidades brasileiras”, avaliou, salientando que cerca de 30% dos municípios brasileiros aderiram ao prêmio neste ano.

Programa “Capital de Oportunidades”

A Capital do Alto Vale foi a primeira prefeitura do Estado a aderir ao Programa Cidade Empreendedora em 2017, com apoio e incentivo do Sebrae/SC para buscar melhorias no serviço público através de parcerias para gestão, desburocratização e melhoria no ambiente de negócios. O slogan “Capital de Oportunidades”, nasceu da troca de experiência da gestão municipal e da equipe do Sebrae/SC que buscava dar evidência aos potenciais da cidade de crescimento, desenvolvimento e oportunidades de renda e qualidade de vida em diversos setores.

Rio do Sul nomeou vários projetos como sendo fundamentais para a construção do plano de “Cidade Empreendedora”. Isso envolve atividades em praticamente todas as secretarias de governo. E programas diferenciados como o Saúde do Trabalhador, cursos de capacitação da Padaria Escola, o Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD), o programa CEI 12 Meses e o ensino de disciplinas que promovem a educação educadora foram alguns dos trabalhos destacados e com resultados que podem ser medidos como eficazes.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!