Cassol reforça valores que permeiam trajetória de 65 anos

Cassol reforça valores que permeiam trajetória de 65 anos

Cassol reforça valores que permeiam trajetória de 65 anos

Uma serraria na pequena cidade catarinense de Urubici foi o embrião para o Grupo Cassol, que, ao completar 65 anos em 2023, se consolida como um dos mais relevantes do Brasil em seus segmentos – Pré-Fabricados (indústria), Centerlar (varejo), Real Estate (imobiliário) e Florestal (reflorestamento). Fundada por Adroaldo Cassol e seu pai, Ernesto, a empresa se mantém fiel aos valores que norteiam toda a trajetória.

Esses princípios – atender com o coração; fazer o certo; ser empreendedor; e acreditar no sucesso como resultado da dedicação ao trabalho – são vivenciados pelos mais de 3 mil colaboradores do Grupo em suas ações cotidianas. "Aprendi com meu pai a conquistar pelo trabalho, e foi isso que passei adiante. Acho que o segredo do sucesso está nisso, aliado ao fato de não temer o novo e ir sempre em busca de novas oportunidades", defendia Adroaldo Cassol.

O presidente do Grupo Cassol, Rodrigo Seara Cassol, destaca que esses princípios são o próprio legado do espírito empreendedor dos fundadores. “Mais do que grandes vitórias, a Cassol chega aos 65 anos celebrando os próprios valores e a confiança do cliente, o protagonista de tudo que fazemos. Temos certeza de que isso ocorre porque trabalhamos com coração e obstinação”, complementa Rodrigo, integrante da terceira geração da família, referindo-se ao conceito de atuação nos quatro negócios da holding.

A atitude visionária e ousada, característica de Adroaldo, sempre trouxe o crescimento, pois, em 1958, ao fazer uma visita ao aeroclube na Reta das Campinas – a atual Avenida Presidente Kennedy, em São José –, uma madeireira lhe chamou a atenção. Comprou o negócio que se converteu na Madeireira Cassol. A qualidade das madeiras era tal que foram exportadas para a Inglaterra, sendo utilizadas, inclusive, no assoalho dos vagões do metrô de Londres.

Embora o varejo de materiais de construção tenha começado junto com a Madeireira – o mais antigo posto de vendas estava ao lado do escritório –, a primeira grande loja foi inaugurada em 1967, expandindo posteriormente para o Paraná e Rio Grande do Sul. Atualmente, a Cassol Centerlar soma 30 unidades nos três Estados do Sul. É líder na Região Sul e sexta maior do Brasil conforme a 23ª edição do Ranking Nacional 2023 das lojas de material de construção, da Revista Anamaco.

No final dos 60, Adroaldo planejou a construção de galpões para as novas instalações, que acabaram tendo a estrutura pré-moldada. Esses cinco galpões de 8 mil metros quadrados se converteram nas primeiras construções pré-fabricadas de Santa Catarina, originando o que hoje é a Cassol Pré-Fabricados – desde 1969, contabiliza mais de 8.700 obras no Brasil no Exterior, incluindo shopping centers, estádios de futebol, aeroportos, parques industriais, galpões logísticos e obras de infraestrutura.

O início da década de 70 marcou uma das iniciativas mais emblemáticas com a assinatura Cassol – o Loteamento Kobrasol, resultado da compra de uma área de 120 mil metros quadrados ao lado da BR-101 realizada por Adroaldo. Contemporâneo para a época, o projeto previa estabelecimentos comerciais, moradias e edifícios de até quatro andares devido a uma limitação pela proximidade com o aeroclube. E por que Kobrasol? O nome vem da junção das primeiras sílabas de cada uma das empresas de seus idealizadores: Koerich (Walter)) + Brasilpinho (Antônio Scherer) + Cassol (Adroaldo).

A Kobrasol é uma marca tão forte que gerou, ainda, em 1973, o braço de empreendimentos imobiliários. A vertical hoje se chama Cassol Real Estate e ergueu obras emblemáticas, como o Estádio Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada, o Beiramar Shopping e o Condomínio Kobrasol. São mais de 370 mil m² de imóveis locados pela Real Estate.

Como tudo é dinâmico nas atividades da Cassol, a madeira e o reflorestamento ganharam impulso em 1969, com a compra da primeira fazenda. O total da Cassol Florestal, agora, chega a 16 áreas próprias, que possibilitaram o plantio de mais de 1,5 milhão de árvores. O manejo da floresta de pinus é destinado a multiprodutos, principalmente madeira serrada e laminação, e o plantio contínuo vai garantir a sustentabilidade do projeto para as futuras gerações.

O futuro, aliás, é percebido como muito promissor porque as bases são sólidas. Entre as iniciativas em implementação pelo Grupo, figuram compra de energia no mercado livre, gestão de resíduos e materiais reciclados, tratamento de água e efluentes e compensações ambientais. "Queremos construir um futuro mais inovador e sustentável, porém tudo começa no presente, com estratégia e objetividade, sem deixar de fazer o que é certo e de dar atenção aos detalhes, cuidando das pessoas, sejam nossos colaboradores, clientes ou fornecedores”, finaliza Rodrigo.

Link Vídeo 65 anos Cassol

Ficha técnica

Roteiro: Ricardo Pisani

Direção e edição: João Brognoli

Câmeras: João Brognoli, Fabio Koerich e Michael Ott

Locução: Jeronimo Junior

Drone e assistência: Helder Miranda

After Effects: Rubens Koerich

Produtora: Vértebra Comunicação

Aprovação: Felipe Cassol

Mais sobre o Grupo Cassol

Cassol Centerlar – Líder no Sul do Brasil, 30 lojas (serão 33 até o final de 2023) e três centros de distribuição na Região Sul.

Cassol Pré-Fabricados – Maior complexo industrial de pré-fabricados no Brasil, capacidade instalada com mais de 180 mil m³ de concreto pré-fabricado anual ; mais de 8.700 obras entregues; mais de 5 mil clientes atendidos no Brasil e no Exterior.

Cassol Florestal – 16 fazendas próprias em 3,6 mil hectares; 1,5 milhão de árvores plantadas com 435 mil m³ de madeira.

Cassol Real Estate – Mais de R$ 1,3 bi de patrimônio sob gestão; mais de 370 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), com condomínios logísticos e shopping centers/street mall; na sinergia com o Grupo, integra as verticais de varejo e pré-fabricados.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!